Convém ressaltar, a princípio, que o entendimento da população em ritmo gradativo é um fator determinante para a persistência do problema. Conforme Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de pensar. Sob essa lógica, é possível perceber que a questão da falta da valorização da mulher na ciência é fortemente influenciada pelo, o pensamento coletivo, uma vez que, se as pessoas crescem inseridas em um contexto social intolerante e opressor, a tendência é adotar esse comportamento também, o que torna sua solução ainda mais complexa.
Outrossim, deve-se ainda salientar, a lacuna representativa é um desafio presente nesse cenário. Para Rupi Kaur, "A representatividade é vital". A poetiza ilustra sua tese fazendo alusão á uma borboleta que tenta ser mariposa por estar arrodeada delas. Fora da poesia, verifica-se a questão da mulher na ciência é fortemente impactada, pela lacuna da representatividade presente no problema, que não está sendo fortemente encarada pelas autoridades, sejam nas mídias e na esfera científica. Dessa forma, o tema não recebe a atenção devida, o que acaba por dificultar a atuação sobre ele.
Portanto, para solucionar tais entraves, as escolas, em parceria com Mídias de grande acesso, devem promover debates de obras literárias e filmes que abordem sobre o valor feminino no espaço científico. Tais discussões ocorrerão no próprio ambiente escolar, para todos os alunos, com intermédio dos professores. Além disso, certos movimentos podem ser gravados e divulgados nas mídias sociais, com intuito de fazer outras pessoas refletirem sobre a problemática. Dessa maneira, o Brasil irá ir de encontro com o ponto de vista de São Tomás Aquino.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.