Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a desigualdade entre a sociedade. Nesse sentido, é essencial que, casos como a falta de oportunidades para as pessoas de baixa renda sejam resolvidas, pois todos os cidadãos brasileiros tem o direito a condições melhores. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a educação, e uma vida social adequada, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar a falta de mais investimento no requisito a educação para as famílias brasileiras em estado de vulnerabilidade, como impulsionador da desigualdade entre pessoas no Brasil. Segundo o Artigo 1° da Declaração Universal dos Direitos Humanos, "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos". Diante de tal exposto, é fundamental que tais direito sejam de fato postos em ação para todos aqueles que os desejam, como uma diminuição no que se diz a desigualdade social. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Conclui-se portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Educação - órgão responda por formar o ser social - por intermédio de ações que mobilizem a busca por igualdade no que se diz a uma educação de qualidade nas escolas públicas, por meio de mais investimentos e valorização na forma do ensino. De modo que, por conta da pandemia usou-se o meio remoto como a solução cabível para minimizar os prejuízo dos estudantes, mas tal modo não foi possível para todos, já que, muitos não tinham sequer um celular em casa, dado que, é essencial que o governo por meio de mais verbas, investisse que a internet pudesse chegar ao alcance de todos, pois vivemos em meio a um mundo onde isso passou a ser essencial na vida de cada indivíduo. Assim; se consolidará uma sociedade mais justa, onde o estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma Jonh Locke.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.