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Por Taliny
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#88676
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito a educação como inerente a todo cidadão brasileiro. De modo que, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa o impacto das desigualdades sociais e escolares, dificultando deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Visto que, o indice de desigualdade cresceu constantemente em 2020, por conta da pandemia do vírus Coronavirus, o que fez com que o nível de pobreza aumentasse, e a diferença entre quem vivi em situação de baixa renda para os de alta renda é grande em relação a educação que é totalmente diverso. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a desigualdade entre a sociedade. Nesse sentido, é essencial que, casos como a falta de oportunidades para as pessoas de baixa renda sejam resolvidas, pois todos os cidadãos brasileiros tem o direito a condições melhores. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a educação, e uma vida social adequada, o que infelizmente é evidente no país.

Ademais, é fundamental apontar a falta de mais investimento no requisito a educação para as famílias brasileiras em estado de vulnerabilidade, como impulsionador da desigualdade entre pessoas no Brasil. Segundo o Artigo 1° da Declaração Universal dos Direitos Humanos, "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos". Diante de tal exposto, é fundamental que tais direito sejam de fato postos em ação para todos aqueles que os desejam, como uma diminuição no que se diz a desigualdade social. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Conclui-se portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Educação - órgão responda por formar o ser social - por intermédio de ações que mobilizem a busca por igualdade no que se diz a uma educação de qualidade nas escolas públicas, por meio de mais investimentos e valorização na forma do ensino. De modo que, por conta da pandemia usou-se o meio remoto como a solução cabível para minimizar os prejuízo dos estudantes, mas tal modo não foi possível para todos, já que, muitos não tinham sequer um celular em casa, dado que, é essencial que o governo por meio de mais verbas, investisse que a internet pudesse chegar ao alcance de todos, pois vivemos em meio a um mundo onde isso passou a ser essencial na vida de cada indivíduo. Assim; se consolidará uma sociedade mais justa, onde o estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma Jonh Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por Felipe082
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#88760
Oi, @Taliny, tudo certo? Vou fazer uma breve correção da sua redação. Qualquer dúvida, fique à vontade para me perguntar.

C1 – 120. Há alguns desvios de gramática e algumas falhas na estrutura sintática.
:!: Cuidado => é incorreto fragmentar períodos, como em "Visto que". Isso é uma falha na estrutura sintática.
Exercícios diagnósticos: exercicios-diagnosticos-com-gabarito-de ... 29204.html
C2 – 160. Você trouxe bons repertórios, mas não houve, a meu ver, uso suficientemente produtivo para se atingir a nota máxima.
C3 – 120. Há algumas falhas na argumentação e no projeto de texto.
Projeto de texto: projeto-de-texto-c3-t15094.html
C4 – 160. Boa articulação, com poucas inadequações. O conectivo "de modo que" foi usado de forma inadequada.
C5 – 160. É possível, com muito esforço, encontrar quatro elementos na sua proposta. No entanto, falta clareza e organização.

Total – 720

Boa nota! Conte comigo para ir ainda mais longe ;)

Passo a passo para a redação nota 1000 (criado pelo Francis): re-videoaula-passo-a-passo-para-a-redac ... t1952.html
Material de apoio para os corajosos (criado pela Emy): material-de-apoio-para-os-corajosos-t43700.html
Playlist do rumo ao 1000 no YouTube (criada pelo Rodrigo): clique aqui


SUA AJUDA É MAIS IMPORTANTE DO QUE VOCÊ IMAGINA

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Ei, que tal agora corrigir os textos de outras pessoas? Continue este ciclo!
Você pode consultar a tabela oficial dos corretores do ENEM no link abaixo:
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