Em primeira análise, é evidente que a forma como a população trata as mães que criam os seus filhos sem um pai, influencia diretamente no modo de vida delas, isso porquê estas são, muitas vezes, vistas como pessoas fracassadas e isso faz com que muitas pessoas não deem espaço a elas, deixando-as vulneráveis a situações de fome e desemprego, por exemplo. De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, todos os seres humanos nascem livres e iguais em direitos e dignidade, no entanto, não é o que se observa ao observar a forma como essas mulheres são tratadas. Desse modo, é visível que há necessidade de mudança na forma de tratar estas mulheres, a partir da inclusão social, oferecendo oportunidades iguais para todos.
Ademais, é fundamental apontar a falta de assistência governamental como impulsionador da miséria vivida por mulheres que fazem o papel de pai e mãe, isso porquê elas precisam de um suporte - já que criam os seus filhos sem ajuda de um pai - e não é o que acontece.
De acordo com dados de uma pesquisa realizada pelo IBGE, 56,9% das famílias chefiadas por mulheres com filhos vivem abaixo da linha de pobreza. Desse modo, constata-se que grande parte vive em situação de pobreza e não é assistida pelo governo. Assim, é possível perceber que enquanto estás mulheres precisarem lutar sozinhas para criar seus filhos sem suporte do governo, as próximas pesquisas serão mais desanimadoras.
Por tudo isso, fica explícito que dar o amparo necessário para as mães solo é um grande desafio no Brasil, visto que a sociedade não está preparada. Sendo assim, cabe ao ministério da Família promover políticas públicas, de modo a dar suporte as famílias, a partir de auxílios financeiros e educacionais, de maneira a suavizar os desafios enfrentados por mães solo. Além disso, o Governo Federal - autoridade máxima do país - deverá informar a sociedade, através de palestras e campanhas sobre a necessidade da inclusão destas mulheres nos meios sociais, de modo a reduzir o preconceito contra chefes de famílias solteiras.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.