Em primeira análise, cabe pontuar que os núcleos escolares e universitários são fundamentais para supressão de estereótipos que cercam essas coletividades. Desse modo, conforme o sociólogo Erving Goffman, os ‘’Estigmas Sociais’’ se caracterizam pela desvalorização dos sujeitos devido aos seus aspectos cognitivos e físicos. Sob esse viés, denota-se que esse fato está largamente presente na realidade nacional, uma vez que grupos sociais minoritários - como cadeirantes e autistas - são subrepresentados nos ambientes acadêmicos e empregatícios por serem considerados anormais e inválidos para ocupar tais áreas. Por conseguinte, a socialização e a instituição de valores inclusivos através da educação são as principais ferramentas contra essa adversidade, incentivando a empatia e a alteridade ao promover contato com a diversidade a partir do processo instrutivo
Em segunda análise, vale ressaltar que a conjuntura do sistema pedagógico do Brasil possui empecilhos que dificultam a incorporação de NDs e PCDs. Dessa forma, segundo o artigo 205° da Constituição Federal de 1988, a instrução é direito de todos e dever do Estado. À vista disso, depreende-se que o elencado na Magna Carta é essencial para formação do corpo cidadão, contudo, a escassez de mecanismos eficientes para atender a todos os educandos equitativamente prejudica o comprimento dessa garantia. Com efeito, não apenas as falhas estruturais pela falta de rampas, portas e sinalização adaptadas, como também as didáticas em razão do diminuto investimento em materiais, professores e métodos de aprendizagem especializados no desenvolvimento dessas parcelas da população são obstáculos que limitam o exercício de uma integração produtiva.
Em suma, é mister que medidas sejam tomadas para reverter os entraves que alicerçam o capacitismo. Portanto, urge que o Ministério da Educação, órgão do aparato governamental para administração do ensino da pátria, elabore um plano de reestruturação da esfera lecionadora, por meio da implementação de recursos educacionais e infraestruturas, além da promoção de campanhas contra discriminação as minorias que são alvo dessa coerção, a fim de proporcionar uma circunstância diferente da relatada no documentário.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada