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#81290
No documentário ‘’Nunca me sonharam’’ é retratada a situação do âmbito educacional brasileiro, o qual congrega uma série de impasses à inclusão íntegra dos indivíduos e ao respeito as suas condições particulares. Dessa maneira, análogo ao exibido na obra, o despreparo sistêmico e dinâmico dos espaços de ensino impede a inserção plena dos estudantes, sobretudo dos neurodivergentes (NDs) e das pessoas com deficiência (PCDs). Nesse sentindo, um meio importante para findar ideologias capacitistas e preconceituosas é afetado pela negligência problemática de sua atuação.

Em primeira análise, cabe pontuar que os núcleos escolares e universitários são fundamentais para supressão de estereótipos que cercam essas coletividades. Desse modo, conforme o sociólogo Erving Goffman, os ‘’Estigmas Sociais’’ se caracterizam pela desvalorização dos sujeitos devido aos seus aspectos cognitivos e físicos. Sob esse viés, denota-se que esse fato está largamente presente na realidade nacional, uma vez que grupos sociais minoritários - como cadeirantes e autistas - são subrepresentados nos ambientes acadêmicos e empregatícios por serem considerados anormais e inválidos para ocupar tais áreas. Por conseguinte, a socialização e a instituição de valores inclusivos através da educação são as principais ferramentas contra essa adversidade, incentivando a empatia e a alteridade ao promover contato com a diversidade a partir do processo instrutivo

Em segunda análise, vale ressaltar que a conjuntura do sistema pedagógico do Brasil possui empecilhos que dificultam a incorporação de NDs e PCDs. Dessa forma, segundo o artigo 205° da Constituição Federal de 1988, a instrução é direito de todos e dever do Estado. À vista disso, depreende-se que o elencado na Magna Carta é essencial para formação do corpo cidadão, contudo, a escassez de mecanismos eficientes para atender a todos os educandos equitativamente prejudica o comprimento dessa garantia. Com efeito, não apenas as falhas estruturais pela falta de rampas, portas e sinalização adaptadas, como também as didáticas em razão do diminuto investimento em materiais, professores e métodos de aprendizagem especializados no desenvolvimento dessas parcelas da população são obstáculos que limitam o exercício de uma integração produtiva.

Em suma, é mister que medidas sejam tomadas para reverter os entraves que alicerçam o capacitismo. Portanto, urge que o Ministério da Educação, órgão do aparato governamental para administração do ensino da pátria, elabore um plano de reestruturação da esfera lecionadora, por meio da implementação de recursos educacionais e infraestruturas, além da promoção de campanhas contra discriminação as minorias que são alvo dessa coerção, a fim de proporcionar uma circunstância diferente da relatada no documentário.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

#81291
@Deivid16 @eurodrigo @Anne24 @EmillyySilva @Loloy @EduardoPedro @Gi69 @anacar12340 @Hods @anasilva1 @yukine @geoca @Jennyy1609 @isaisaisa @EuDavila @Chrystian
@Gi69
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@maiconpgtu
@anasilva1
@juliardrgs
@Anne24 @Eubrooke
@GabyyOliver
@beatrix

@eurodrigo pode corrigir essa? dessa vez consegui fazer 6x9x9x6 no papel. essa redação foi escrita no papel e passada no word, mas não usei corretor. (minha letra é pequena, então cabe tudo)
#81304
@eurodrigo, já vi que além de tudo estou errando os conectivos que iniciam os parágrafos :/. vc pode me dar uma dica? estava acostumada com esses... Posso continuar com o ''Em primeira análise'' e no segundo colocar ''Ademais'' e no terceiro continuar com o ''Em suma'' ou devo trocá-lo por ''Portanto''? também errei vírgula no início do texto... aí tô indo ladeira a baixo kkkrying
Redação ENEM 2021

chicao KarllaViit EuDavila Eumesmaoxi Ped[…]

Olá, alguém poderia corrigir? 😊 @An[…]

Na novela Avenida Brasil, é visto um exempl[…]

Você poderia dar uma nota para minha reda&cc[…]

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