Em primeiro, é preciso analisar o preconceitos da população, visto que boa parte das dificuldades para se conseguir um emprego são devido a raça, cor e gênero. Sabendo disso, observa-se que segundo o MTE, em 2015, apenas a diferença entre salários de homens e mulheres foram de 14,38%, trazendo como resultado, o aumento da desigualdade, desafios para a independência financeira e insegurança alimentar. Assim, nota-se que tal discussão é de suma relevância, uma vez que afeta a vida dos indivíduos.
Em seguida, faz-se necessário entender a falta de qualificação dos jovens. Isso porque após a escola muitos deles entram despreparados no mercado de trabalho devido a ausência de experiência e habilidades comportamentais. Vale ainda destacar que, sem essa noção da vida após a escola/ universidade e sem carreira há uma grande desaceleração na economia que, consequentemente, faz com que a sociedade não consiga bancar despesas obrigatórias(contas de água, luz e internet). Além disso, deve-se ressaltar o que Confúcio disse: "Não corrigir as falhas é o mesmo que cometer novos erros". Desse modo, conclui-se que se essa adversidade não for solucionada o corpo social e o estado comprometerão a economia do país e a situação financeira de toda a nação.
Considerando o que foi discutido, percebe-se, então, que os desafios do mercado de trabalho são enormes. Portanto, o Estado junto a mídia- poderoso meio de comunicação- devem fazer campanhas que anunciem vagas de emprego e cursos gratuitos, de modo que utilizem os outdoors, folhetos explicativos, cartazes e jornais para a divulgação. Assim, se evitará um futuro injusto e desorganizado garantindo que a humanidade não seja caracterizada pelos seus comportamentos superficiais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.