- O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
- O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
- A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
- Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
- tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada "texto insuficiente".
- fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
- apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
- apresentar nome, assinatura, rubrica ou outras formas de identificação no espaço destinado ao texto.
TEXTO I
Sem internet, merenda e lugar para estudar: veja obstáculos do ensino à distância na rede pública durante a pandemia de Covid-19
Por causa da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), escolas suspenderam as aulas presenciais e passaram a buscar formas alternativas de manter o processo de ensino-aprendizagem durante a quarentena: usam principalmente aplicativos e plataformas on-line.
A estratégia adotada, no entanto, escancara a desigualdade e as dificuldades enfrentadas pelos estudantes e professores de colégios públicos – acesso limitado à internet, falta de computadores e de espaço em casa, problemas sociais, sobrecarga de trabalho docente e baixa escolaridade dos familiares.
TEXTO II
TEXTO III
TEXTO IV
Os impactos da pandemia na educação brasileira é tema do ciclo de webinários
OMinistério da Educação (MEC) inicia um ciclo de webinários sobre os impactos da pandemia na educação brasileira. O primeiro evento virtual acontece no dia 05/08, uma quinta-feira, a partir das 10h, e terá como tema o “Retorno às aulas presenciais: ações concretas para o retorno seguro e roda de conversa para compartilhamento de experiências”. O evento será transmitido pelo YouTube do Ministério, em parceria com o FNDE. Por meio do chat do canal, os participantes poderão fazer comentários e enviar perguntas.
Organizado em 12 encontros, todas as quintas-feiras até o final de outubro, o ciclo de debates visa apresentar diagnósticos e propor soluções, que permitam a adoção de medidas articuladas para verificar as respostas aos efeitos provocados pela pandemia, através das trocas de experiências entre os diversos atores sobre as principais questões relacionadas aos impactos da pandemia na educação.
Ademais, o debate levanta a questão de como profissionais da educação e estudantes do país lidam diariamente com diversos desafios relacionados à Crise da Covid-19, em aspectos afetos ao acesso, à aprendizagem e à trajetória de estudantes, em maior ou menor grau, de todas as instituições ou redes de ensino de educação básica e ensino superior do Brasil.
Ao longo do mês de agosto os seminários estão organizados em quatro eixos temáticos: Retorno às aulas presenciais; O que dizem as estatísticas educacionais sobre os impactos da pandemia na educação básica; Impactos da pandemia na Educação Básica: desafios, boas práticas e lições aprendidas; e busca ativa escolar no contexto pós pandemia.