Em primeira análise, vale salientar ainda a ineficiência estatal que influencia dentre as principais causas do trabalho voluntário|humanitário. Apesar do artigo 3 da Constituição Brasileira falar sobre a construção de uma sociedade livre, justa e solidária, tal ação se desfavorece diante os problemas enfrentados, além de uma necessidade da prática da solidariedade. Casos como refugiados, moradores de rua, etc, depende de tal trabalho.
Ademais, torna-se claro que a negligência social faz parte desse impasse. Segundo os dados do IBGE, em 2017 cerca de 7,4 milhões de pessoas realizaram trabalho voluntário, número que cresce frente ao ano de 2016. Entretanto, ainda se tem problemas quando mencionado as relações sociais e interpessoais. Nesse contexto, encontram-se muitas pessoas que não se importam com tal trabalho e logo desconsideram sua importância.
Em síntese, é evidente que medidas sejam tomadas para resolver tal impasse. É dever do Estado, assim como o trabalho dentro das mídias sociais, criar projetos e levantamento de ações que dependem do trabalho voluntário, assim intervindo e disponibilizando recursos para ajudar na realização das atividades. Desse modo, trará para nós, quanto sociedade em si, as mudanças, união e iniciativas nas transformações do meio social.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.