Em primeira análise, é evidente que cada indivíduo possui um papel relevante na construção de valores e problemas sociais. Cada cultura compõem o ser e a essência de uma coletividade. Entretanto, infelizmente o capitalismo se tornou o maior impedimento nos dias atuais para o acesso à cultura. A escola de Frankfurt formulou uma teoria crítica ao capitalismo, no qual conceitua a industrialização da arte e da cultura com o objetivo de lucrar, pois, somente a elite tem acesso ao entretenimento, excluindo assim a maior parte da sociedade que é oprimida. Logo, fica claro a necessidade da produção da Cultura em massa e da desmistificação de o que é entretenimento.
Diante deste cenário, é fato de que existe uma grande alienação da classe oprimida em relação à cultura. Na novela Paraisópolis, essa situação é explícita, visto que há uma clara distinção entre a “burguesia” e os “favelados”, no qual a elite frequenta teatro, cinemas e óperas, enquanto os subordinados vão à bailes de favela e churrascos na laje, pois não possuem capital para custear os altos preços do entretenimento reacionário.
Dessa forma, torna-se explícito a necessidade da democratização da cultura do entretenimento. O Ministério da Educação em parceria com o Estado, deve criar projetos sociais com entretenimento cultura, em que filmes e apresentações devem ser divulgados, e é claro um evento gratuito e aberto para todo o público. Aulas de teatro, canto e de instrumentos musicais também seriam de grande importância. Logo, nesse senso em um futuro próximo teremos maior acesso da cultura pelas massas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada