Segundo o filósofo grego Aristóteles a política deve ser articulada pelos homens afim de alcançar o equilíbrio social contudo os políticos não se preocupam em atingir a isonomia no Brasil, à medida que museu, cinemas, teatros e as demais manifestações culturais são acessíveis apenas a alta sociedade em virtude do preço que deve ser pago para ter alcance a essas fontes. É claro que o estado negligência o patrimônio cultural ao extinguir o ministério da cultura que oferece mais recursos a diversidade presente no território verde-amarelo como alta verba e abundante mão de obra, por consequência outras possibilidades de manifestações culturais poderiam ser exploradas pelas classes baixas.
Em virtude da ausência de incentivo as fontes de cultura, predominou no Brasil o complexo de vira-lata, que segundo Nelson Rodrigues, escritor dramaturgo brasileiro se trata da inferiorização que o cidadão se coloca em face do resto do mundo. Visto isso podemos relacionar que não há políticos que se preocupam em valorizar a cultura brasileira não só no Brasil, como em todo mundo, a inferiorizando, sem compreender a importância que ela tem como agente de transformação social em um país ao fortalecer os laços de cidadania em uma nação.
Em vista dos fatores mencionados, pode-se concluir que é dever do estado brasileiro tornar à cultura como fator imprescindível para construção de uma nação democrática. É preciso criar um ministério da cultura que invista nas diversas manifestações afim de que todo cidadão independente de sua origem possa acessar a cultura com o intuito de ter novas perspectivas para que a sociedade se desenvolva e desigualdade não seja mais uma realidade no país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.