Setores como o turismo, a exportação e a exploração do petróleo e gás, têm destaque na economia marítima. No entanto, a forma como esses setores atuam trouxe a tona diversos problemas ambientais, como a poluição marítima, derramamento de petróleo e a morte de seres vivos marítimos. Exemplo disso, foi o derrame de petróleo cru, no ano de 2019, que atingiu mais de 2000 km do litoral das regiões Nordeste e Sudeste do Brasil, prejudicando a sustentabilidade marítima e sugestionou a morte de vários seres vivos.
“O desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que encontra às necessidades atuais sem comprometer habilidades das futuras gerações de atender suas próprias necessidades”. Esta citação de Gro Harlem Brundtland, ex-primeira-ministra da Noruega e líder Internacional em desenvolvimento sustentável, associada a problemática, nos mostra o quão insustentável é a organização e a forma que as atividades econômicas são realizadas no Brasil, a partir do momento em que todo o meio marítimo e as vidas que habitam nele são prejudicadas de forma inconsequente.
Mediante o exposto, cabe ao governo em conjunto do Ministério do meio ambiente e fundações responsáveis pela preservação do meio ambiente, desenvolverem e buscarem melhorias as leis já existentes e redobrarem a fiscalização marítima, para que acidentes e a poluição no mar sejam evitadas. Outrossim, cabe às empresas responsáveis por exportações, exploração e pelo o turismo obedecerem às leis e intensificarem as medidas de segurança voltadas ao meio ambiente, a fim de sua preservação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.