• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#72562
As Grandes Navegações foram expedições de exploração de punho político e econômico que surgiram em meados de século XV. Através dessas expedições marítimas, as esquadras portuguesas chegaram ao território brasileiro. Neste período desenvolveu-se no Brasil múltiplas atividades econômicas de subsistência e de exportação. As atividades marítimas se concretizaram com o passar do tempo, tornando-se crucial para o desenvolvimento do Brasil, principalmente no quesito economia. Entretanto, a utilização do meio marítimo vêm acarretando diversos problemas ambientais.

Setores como o turismo, a exportação e a exploração do petróleo e gás, têm destaque na economia marítima. No entanto, a forma como esses setores atuam trouxe a tona diversos problemas ambientais, como a poluição marítima, derramamento de petróleo e a morte de seres vivos marítimos. Exemplo disso, foi o derrame de petróleo cru, no ano de 2019, que atingiu mais de 2000 km do litoral das regiões Nordeste e Sudeste do Brasil, prejudicando a sustentabilidade marítima e sugestionou a morte de vários seres vivos.

“O desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que encontra às necessidades atuais sem comprometer habilidades das futuras gerações de atender suas próprias necessidades”. Esta citação de Gro Harlem Brundtland, ex-primeira-ministra da Noruega e líder Internacional em desenvolvimento sustentável, associada a problemática, nos mostra o quão insustentável é a organização e a forma que as atividades econômicas são realizadas no Brasil, a partir do momento em que todo o meio marítimo e as vidas que habitam nele são prejudicadas de forma inconsequente.

Mediante o exposto, cabe ao governo em conjunto do Ministério do meio ambiente e fundações responsáveis pela preservação do meio ambiente, desenvolverem e buscarem melhorias as leis já existentes e redobrarem a fiscalização marítima, para que acidentes e a poluição no mar sejam evitadas. Outrossim, cabe às empresas responsáveis por exportações, exploração e pelo o turismo obedecerem às leis e intensificarem as medidas de segurança voltadas ao meio ambiente, a fim de sua preservação.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#72564
Olá, tudo bom? Espero que minhas dicas possam te ajudar de alguma forma! Qualquer dúvida/questionamento/ feedback pode me mandar por aqui ou pelo meu insta @eiiglauber.

As Grandes Navegações foram expedições de exploração de punho[1] político e econômico[2] que surgiram em meados de século XV. Através dessas expedições marítimas, as esquadras portuguesas chegaram ao território brasileiro. Neste período desenvolveu-se[4] no Brasil múltiplas atividades econômicas de subsistência e de exportação. As atividades marítimas se concretizaram com o passar do tempo, tornando-se crucial[3] para o desenvolvimento[4] do Brasil, principalmente no quesito economia. Entretanto, a [5]utilização do meio marítimo vêm[6] acarretando diversos problemas ambientais.



[1] acho que você quis dizer “cunho”

[2] necessidade de vírgula

[3] cruciais

[4] repetição desnecessária

[5] “má utilização” ficaria mais adequado

[5] vem



[1]Setores como o turismo, a exportação e a exploração do petróleo e gás, têm destaque na economia marítima. No entanto, a forma como esses setores atuam trouxe a[2] tona diversos problemas ambientais, como a poluição marítima, [3]derramamento de petróleo e a morte de seres vivos marítimos. Exemplo disso, foi o derrame de petróleo cru, no ano de 2019, que atingiu mais de 2000 km do litoral das regiões Nordeste e Sudeste do Brasil, prejudicando a sustentabilidade marítima[4] e sugestionou a morte de vários seres vivos[5].



[1] falta de conectivo

[2] à

[3] o derramamento

[4] como houve esse prejuízo? Quais as consequências

[5] Qual o impacto disso para o problema?







[1]“O desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que encontra às necessidades atuais sem comprometer habilidades das futuras gerações de atender suas próprias necessidades”. Esta citação de Gro Harlem Brundtland, ex-primeira-ministra da Noruega e líder Internacional em desenvolvimento sustentável, associada a problemática, nos mostra o quão insustentável é a organização e a forma que as atividades econômicas são realizadas no Brasil[2], a partir do momento em que todo o meio marítimo e as vidas que habitam nele são prejudicadas de forma inconsequente[3].



[1] falta de conectivo

[2] A citação não deixa claro isso! Como as atividades são organizadas no Brasil?

[3] que forma inconsequente é essa? Traga exemplos







Mediante o exposto, cabe ao governo[1,2] em conjunto do meio ambiente e fundações responsáveis pela preservação do meio ambiente[3], desenvolverem e buscarem melhorias as[4] leis já existentes e redobrarem a fiscalização marítima, para que acidentes e a poluição no mar sejam evitadas[5]. Outrossim, cabe às empresas responsáveis por exportações, exploração e pelo o turismo obedecerem às leis e intensificarem as medidas de segurança voltadas ao meio ambiente, a fim de sua preservação[6].



[1] Governo

[2] Necessidade de vírgula

[3] repetição desnecessária

[4] às

[5] Nessa primeira proposta falta o meio (por meio de que vai ser feito) e o detalhamento

[6] Na segunda falta detalhamento, meio e uma finalidade mais concreta e desenvolvida





Notas

C1- 160 (poucos desvios)

C2- 200

C3- 140 (argumentação mediana, com algumas lacunas)

C4- 120 (significativos desvios na coesão)

C5-120 (possui 3 elementos)

Total; 740

De acordo com o Artigo Sétimo da Constitui&[…]

Saúde Pública no Brasil

OLÁ! Tudo bem? Espero que seu dia estej[…]

3m1ly aaah muito obrigada pela correç&ati[…]

Consumismo no Brasil

Eraldonunes eurodrigo Gi69 Anne24 Lol[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM