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Por luisinha
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#69238
Em "Alice no País das Maravilhas", a protagonista é levada a conhecer um mundo totalmente irreal, no qual vive aventuras que ensinaram-lhe lições que Alice aplica em sua realidade, o mesmo ocorre com as crianças ao praticarem a leitura. Porém, as crianças brasileiras vêm abandonando este hábito, entre os fatos relacionados a esta problemática destacam-se a ausência de estímulo a leitura e de exemplos para a infância.
Inicialmente, podemos apontar a falta de exemplo no lar como uma causa do problema. Dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), publicados em 2005, mostram que apenas 14% dos brasileiros adultos possuem o hábito de ler. É inegável que em um país de percentuais tão baixos, as crianças não tenham a incitação necessária para adquirir o hábito da leitura.
Em segunda análise, a escassez de leitura nas escolas é compreendida como outro fator que desestimula o hábito da leitura em crianças brasileiras. Em 2012, a revista Nova Escola publicou um artigo com diversos casos de alunos que chegaram ao 9° ano sem saberem ler ou escrever. Sem dúvida, estes alunos completaram o ensino fundamental com pouco espaço para a prática da leitura em sala de aula.
Em virtude dos dados analisados, cabe ao Ministério da Educação incorporar no ambiente escolar espaços para a leitura, através de projetos interdisciplinares, sem prejudicar a aprendizagem em qualquer disciplina escolar, para desta maneira estimular a leitura das crianças, diminuir o número de analfabetos e aumentar o percentual de leitores adultos no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por luisinha
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#69243
@Gi69 @Willa será que vocês poderiam corrigir minha redaçao? Gosto muito das correções de vocês ❤
0
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Por Gi69
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#69273
@luisinha, oii!Espero que esteja bem!

LEGENDA:
✅ACERTO
❌ERRO OU FALTA
📝ERRO DE PORT
😉DICA
🧐OPINIÃO

✍🏾✍🏾INTRO✍🏾✍🏾
✅REPERTÓRIO]😉[SUGIRO COLOCAR SE É LIVRO/FILME ETC...] Em "Alice no País das Maravilhas", a protagonista é levada a conhecer um mundo totalmente irreal, no qual vive aventuras que ensinaram-lhe 📝[LHE ENSINARAM] lições que Alice aplica em sua realidade, ✅LINK COM O REPERTÓRIO] [E] o mesmo ocorre com as crianças ao praticarem a leitura. 😉[VOCÊ PODERIA TER COLOCADO UM "E" ALI PARA CONECTAR MELHOR OU PODERIA TER FEITO ISSO: "[CONECTIVO]👉🏽DE MANEIRA ANALOGA, 👉🏽👉🏽 A PRÁTICA DA LEITURA PROPORCIONA O ENCANTO E O APRENDIZADO DAS CRIANÇAS. "] 😉["PORÉM" NÃO É LEGAL PARA INICIAR UM PERÍODO. CREIO QUE NÃO É ERRADO MAS O "PORÉM" É USADO MAIS PARA SUBSTITUIR A CONJUNÇÃO "MAS". SUGIRO: TODAVIA/ NO ENTANTO/ ENTRETANTO E CONTUDO.]Porém, as crianças brasileiras vêm abandonando este hábito, entre os fatos 📝[FATORES/CAUSAS] relacionados a esta problemática✅[PROJETO DE TEXTO] destacam-se a ausência de estímulo a leitura e de exemplos para a 📝[NA] infância.

🧐MUITO BEM! ENTRETANTO, SUGIRO DEIXAR SUA TESE MAIS CLARA. DIGA QUE O ABANDONO À LITERATURA É UM PROBLEMA SÉRIO OU ALGO ASSIM.
😉SUGESTÃO:

NO FILME "Alice no País das Maravilhas", a protagonista é levada a conhecer um mundo totalmente irreal, no qual vive aventuras que ensinaram-lhe lições que Alice aplica em sua realidade. DE MANEIRA ANALOGA, A PRÁTICA DA LEITURA PROPORCIONA O ENCANTO E O APRENDIZADO DAS CRIANÇAS. NO ENTANTO, ELAS vêm abandonando este hábito, 😉TESE *O QUE CONFIGURA UM GRAVE PROBLEMA*. NESSE SENTIDO, É PRECISO ANALISAR os FATORES relacionados a esta problemática destacam-se a ausência de estímulo a leitura e de exemplos NA infância.

❌RETOME OS ARGUMENTOS NA ORDEM QUE VOCÊ OS APRESENTOU NA INTRO❌

✍🏾✍🏾D.1✍🏾✍🏾
✅TÓPICO FRASAL Inicialmente, podemos apontar a falta de exemplo no lar como uma causa do problema. ❌[FALTOU UM CONECTIVO AQUI]✅[DADO ESTATÍSTICO] Dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), publicados em 2005, mostram que apenas 14% dos brasileiros adultos possuem o hábito de ler. ❌FALTOU UM CONECTIVO AQUI ✅[LINK COM O REPERTÓRIO]. É inegável que em um país de percentuais tão baixos, as crianças não tenham a incitação necessária para adquirir o hábito da leitura.😉 PARA FICAR MAIS COERENTE SUGIRO: NESSE VIÉS, É FATO que ISSO É RESULTADO DA FALTA DE incitação À leitura NA INFÂNCIA. [PODE ESCREVER ALGO A MAIS SE QUISER, SÓ CONECTE BEM COM O REPERTÓRIO E O TÓPICO FRASAL].❌[FALTOU A FINALIZAÇÃO, MOSTRE SUA INDIGNAÇÃO].

✍🏾✍🏾D.2✍🏾✍🏾
❌❌SE COLOCOU "EM SEGUNDO LUGAR" NO D.2 TEM QUE COLOCAR "EM PRIMEIRO LUGAR" NO D.1.❌❌

✅TÓPICO FRASAL Em segunda análise, a escassez de leitura nas escolas é compreendida como outro fator que desestimula o hábito da leitura em crianças brasileiras. ✅DADO Em 2012, a revista Nova Escola publicou um artigo com diversos casos de alunos que chegaram ao 9° ano sem saberem ler ou escrever. ✅LINK COM O REPERTÓRIO Sem dúvida, estes alunos completaram o ensino fundamental com pouco espaço para a prática da leitura em sala de aula.❌FINALIZAÇÃO

🧐FALTOU CONECTIVOS ENTRE PERÍODOS E A FINALIZAÇÃO.

✍🏾✍🏾CONCLUSÃO✍🏾✍🏾
Em virtude dos dados analisados, cabe ao✅AGENTE Ministério da Educação ✅AÇÃO incorporar no ambiente escolar espaços para a leitura,✅MEIO através [ATRAVÉS SIGNIFICA: ALGO QUE PASSA TRANSVERSALMENTE , SENDO ASSIM, SUGIRO TROCAR POR "POR MEIO DE" de projetos interdisciplinares, sem prejudicar a aprendizagem em qualquer disciplina escolar,✅FINALIDADE para desta📝DESSA maneira estimular a leitura das crianças, diminuir o número de analfabetos e aumentar o percentual de leitores adultos no Brasil.

❌FALTOU O DETALHAMENTO-> DETALHE ALGO COMO O AGENTE. PARA ISSO BASTA PERGUNTAR: PELO QUE ELE É RESPONSÁVEL ?

💖MUITO BEEEM! ATENTE-SE AO QUE FOI DITO.

Esforço é essencial, mas não é só com isso que chegamos onde queremos. Força, galera!
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Por vitoriaca
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#69315
@luisinha, vi que já corrigiram e, por isso, deixo minhas observações para a próxima! Abraços.
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Por Willa
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#70675
OI @luisinha, tudo bom? Espero que sim!

Acabei de reparar que você já recebeu uma correção mais que excelente, então vou apenas deixar aqui alguns materiais que acho que vão te ajudar muito no seu aprendizado!

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Espero ter ajudado!
Beijos e até mais 🤗🌼

🌼 Estou sempre disposta a ajudar, então pode contar comigo! 🌼
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