Inicialmente, podemos apontar a falta de exemplo no lar como uma causa do problema. Dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), publicados em 2005, mostram que apenas 14% dos brasileiros adultos possuem o hábito de ler. É inegável que em um país de percentuais tão baixos, as crianças não tenham a incitação necessária para adquirir o hábito da leitura.
Em segunda análise, a escassez de leitura nas escolas é compreendida como outro fator que desestimula o hábito da leitura em crianças brasileiras. Em 2012, a revista Nova Escola publicou um artigo com diversos casos de alunos que chegaram ao 9° ano sem saberem ler ou escrever. Sem dúvida, estes alunos completaram o ensino fundamental com pouco espaço para a prática da leitura em sala de aula.
Em virtude dos dados analisados, cabe ao Ministério da Educação incorporar no ambiente escolar espaços para a leitura, através de projetos interdisciplinares, sem prejudicar a aprendizagem em qualquer disciplina escolar, para desta maneira estimular a leitura das crianças, diminuir o número de analfabetos e aumentar o percentual de leitores adultos no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.