Em uma primeira análise, deve-se ressaltar o benéfico uso dos smartphones, principalmente nos tempos atuais, onde ‘’Nos tempos de necessário distanciamento a internet se tornou uma janela para o mundo. É onde a gente se relaciona com família, amigos...’’ como relata Alexandre Barbosa, gerente do CETIC.br. No entanto, apesar desta conjuntura, desconfigura-se um enxame de fatos negativos em relação à população, como o uso excessivo, principalmente em salas de aulas e no trabalho, pessoas sem acesso à internet, onde cerca de 4,8 milhões de crianças em domicílios sentem a ausência dessa ferramenta.
Ademais, é essencial apontar a situação socioeconômica e a estrutura educacional do país, como impulsionador do uso desregulado por parte dos jovens e da existência de famílias que não desfruta do uso computadores ou qualquer outro tipo de ferramenta da informação. Diante de tal exposto, é comprovado como Estado, a sua situação, influencia diretamente na população. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o governo, por intermédio de investimentos governamentais perante a educação e projetos educacionais, faça acontecer o estímulo do uso das ferramentas, como computadores e smartphones, de forma correta e saudável, auxiliando desta forma, os alunos a criarem um senso crítico de organização e uso regular desses equipamentos. Paralelamente, é imperativo que haja projetos sociais, que insiram crianças de baixa renda nesses feitios. Assim, se consolidará uma sociedade mais equilibrada, onde o smartphone se torna uma janela para o mundo, para todos, de forma certa e saudável.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.