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Por beeb18
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Na música "Pega Ladrão" de Gabriel, O Pensador, percebe-se uma forte crítica à antiética que toma o poder brasileiro. Sobretudo, a consciência do cidadão civil acerca da moral está longe de ser aberta pelo processo histórico colonialista e pela educação que forma indivíduos não críticos, refletindo diretamente no sistema político.
Certamente o Brasil possui uma história de invasão e genocídio contra povos nativos, seguida de uma série de corrupções que perpetuaram até a contemporaneidade e construíram o famoso "jeitinho brasileiro" contraposto à ética. Por conseguinte, a desigualdade social colaborou com este comportamento, obrigando o indivíduo a encontrar soluções para problemas que o Estado não resolve. Dessa forma, no livro "Raízes do Brasil", Sérgio Buarque de Holanda propõe o conceito do "homem cordial", representante do brasileiro.
Ademais, poucas pessoas saem da escola com um pensamento crítico, posto que não são formadas para participarem ativamente da política e exigirem os seus direitos, tendo em vista que o cidadão deve agir para garantir a sua dignidade e qualidade de vida, na contramão dos detalhes do cotidiano que o provam como um indivíduo corrupto.
Portanto, é necessária a reparação desse processo histórico e do sistema de educação por meio da população e do Governo Federal, como órgão de administração máxima de um país, realizando uma reforma educacional libertadora com um ensino crítico e levando o povo à uma consciencialização aberta, uma vez que Mário Sergio Cortella diz que "É necessário cuidar da ética para não anestesiarmos a nossa consciência e começarmos a achar que tudo é normal".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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