Nesse viés, cabe pensar em como a desvalorização social atinge tais profissionais. Para essa análise, recentemente, o perfil de uma empregada doméstica brasileira - que atua nos Estados Unidos - viralizou no TikTok após ela compartilhar um vídeo em que afirma ganhar cinco vezes mais do que recebia em seu país de origem. A esse respeito, percebe-se que, diferentemente de outras populações, o povo brasiliano negligencia esse trabalho, afinal, a remuneração é baixa - quando há contratação legal - e não condiz com o esforço exigido pela função. Ademais, é válido enxergar os salários insuficientes ainda como raros, visto que, também de acordo com a EBC, a maioria das funcionárias não são mensalistas, mas sim diaristas, as quais não recebem uma carteira assinada, o que não as garante direitos trabalhistas - por exemplo, o pagamento fixo ao final do mês.
De outra parte, é preciso analisar a pandemia do coronavírus como um agravante do problema. Em vista disso, a telenovela brasileira "Totalmente Demais" traz uma boa relação entre Arthur e Cida - patrão e empregada doméstica, respectivamente -, na qual, muitas vezes, ele aumenta o salário da trabalhadora. Fora da ficção, é possível perceber que a proliferação da covid-19 - sobretudo no Brasil - minimizou, ainda mais, situações como essas, tornando-as uma minoria no país, visto que muitas pessoas tiveram "quedas" substanciais de remuneração, declínio o qual dificultou a contratação - e o mantimento - dessas serviçais. Por isso, essa profissão, mais do que nunca, passou a depender da pequena elite brasileira (a qual não foi afetada economicamente), o que aumentou a sua taxa de desemprego. Assim, a situação das domésticas no país torna-se uma calamidade.
Infere-se, portanto, que medidas sejam tomadas para atenuar a questão. Para isso, o Ministério do Trabalho, aliado ao da Economia, deve elaborar o Plano de Valorização do Trabalho Doméstico, por meio da execução de leis que tornem obrigatória a carteira assinada, com um salário mensal fixo para a trabalhadora, o qual será destinado, também, a outros serviços de residência, como o de jardinagem. Em somatório, com o mesmo fito de melhorar a atual situação deplorável dessas serviçais, esse plano fornecerá quantias em dinheiro - além do vigente auxílio emergencial - para aquelas desempregadas durante a pandemia. Logo, as mais de 6 milhões de mulheres, que ocupam tal função, terão uma vida mais confortável.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.