. De acordo com os dados apresentados o principal objetivo da atividade do tráfico é o lucro através das vendas ilegais, visto que o nível de raridade e nível de ameaça de extinção é o que determina o valor da espécie. Seguido disso, temos os compradores, aqueles que mantém o giro econômico deste comércio ilícito afim de estufarem seu ego ao exibir os animais como troféus ou buscarem inovações laboratoriais na medicina.
. O desfalque biológico causado por este crime vem gerando diversos impactos ambientais negativos, como a extinção de inúmeras espécies, os casos de mais tratos, desencadeamento de desequilíbrios ecológicos, animais resgatados incapazes de se readaptarem a natureza, entre outros. Apesar da massa popular crer que esse tipo de crime só seja realizado por grandes organizações e proporções, tal pensamento é um equívoco, pois ele também está presente em nossa vida cotidiana em mercados, feiras e outros, os quais não possuem nenhuma fiscalização sanitária.
. Afim de que tal barbárie tenha uma diminuição em seus números de casos é necessário que cada estado mantenha constante monitoração nos Centros de Triagem de Animais Silvestres, visando evitar a criação de esquemas de fraude (como um caso ocorrido no Distrito Federal em 2020), promover campanhas e propagandas incentivando a realizações de denúncias e contatações com o Ibama sobre esses casos para que os devidos resgates sejam realizados, assim preservando um dos maiores tesouros nacionais que é a fauna brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.