Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com enfâse, é notório que ás drogas ilícitas na sociedade é um problema não só local, mas global .
Dentre outros fatores, destaca-se um grave problema de saúde pública e um sistema de justiça deficiente, o qual se vê quase que impossibilitando de agir por seus meios técnicos e também por não existir uma forma eficaz de reprimir o comércio delas.
Ademais essa perspectiva, faz-se imperiosa a ánalise desse quadro, segundo relatório do Escritor das Nações Unidas sobre droga e crime de 2015 - estima-se que 246 milhões de pessoas, pouco mais do que 5% da população mundial, com idade entre 15 e 64 anos, tenha usado drogas ilícitas em 2013.
Entretanto, destaca-se o enfraquecimento do Estado no que se refere à investigação, produção de provas e processos de criminosos. Acrecenta-se também um grave problema, pois de acordo com o Conselho Nacional de justiça (CNJ), o Brasil possui a quarta maior população carcerária do mundo.
Dessa forma, percebe-se a eneficácia do Estado e do mundo todo no que se refere às políticas antidrogas. São necessárias políticas públicas que permitam maiores acessos a educação, emprego e renda. Ademais, são indispensáveis investimentos nas áreas de segurança, como novos presídeos, novas tecnologias para o trabalho das polícias e uma reforma nas leis antidrogas
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.