Em primeiro lugar, é importante ressaltar os elementos que viabilizam a forte influência midiática atualmente. No livro "Indústria Cultural e Sociedade" do filósofo e sociólogo Theodor Adorno explica-se que o lucro e a manutenção do pensamento dominante é o objetivo da "Indústria Cultural" descrita no título da obra. Tal ideia em conjunto com as facilidades que a tecnologia fornece em propagar informações de uma maneira quase que instantânea, causa o empobrecimento e a falta de veracidade; Algo grave, tendo como base o direito à informação dos cidadãos.
Entretanto, os problemas não são vistos apenas nas causas da desinformação, mas também são encontrados nas consequências dessa. Com o aumento das fake news e das notícias distorcidas, a população acaba caindo em um senso comum que não pode ser comprovado de fato. Cada indivíduo se torna submisso a carga de informação (verdadeiras ou não) que sofrem. Além da manipulação, há de ser lembrado que a mídia pode gerar uma grande histeria coletiva, dessa forma os malefícios atingem várias esferas da sociedade brasileira.
Portanto, medidas são necessárias para resolver esse impasse. O Ministério da Justiça e Segurança Pública deve fiscalizar os sites de notícias/telejornais e promover a conscientização da população acerca da importância do senso crítico sobre as informações apresentadas por meio de um projeto de lei entregue a Câmara dos Deputados e comerciais exibidos pelos meios de comunicação mais utilizados. Tal lei deverá punir com mais rigor quem propagar falsos conhecimentos e acontecimentos. Espera-se, com essa ação, frear a desinformação e alienação da população brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.