Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#59689
No documentário estadunidense exibido pela Netflix "O Dilema das Redes", narra-se a manipulação sofrida pelos usuários das redes sociais tendo em vista o benefício das empresas investidoras. Infelizmente, no Brasil, tanto os usuários das redes sociais quanto os telespectadores dos programas de televisão, sofrem a manipulação exercida por esses meios de comunicação. Com base nesse viés, é válido analisar as razões por trás dessa problemática, uma realidade no mundo contemporâneo.
Em primeiro lugar, é importante ressaltar os elementos que viabilizam a forte influência midiática atualmente. No livro "Indústria Cultural e Sociedade" do filósofo e sociólogo Theodor Adorno explica-se que o lucro e a manutenção do pensamento dominante é o objetivo da "Indústria Cultural" descrita no título da obra. Tal ideia em conjunto com as facilidades que a tecnologia fornece em propagar informações de uma maneira quase que instantânea, causa o empobrecimento e a falta de veracidade; Algo grave, tendo como base o direito à informação dos cidadãos.
Entretanto, os problemas não são vistos apenas nas causas da desinformação, mas também são encontrados nas consequências dessa. Com o aumento das fake news e das notícias distorcidas, a população acaba caindo em um senso comum que não pode ser comprovado de fato. Cada indivíduo se torna submisso a carga de informação (verdadeiras ou não) que sofrem. Além da manipulação, há de ser lembrado que a mídia pode gerar uma grande histeria coletiva, dessa forma os malefícios atingem várias esferas da sociedade brasileira.
Portanto, medidas são necessárias para resolver esse impasse. O Ministério da Justiça e Segurança Pública deve fiscalizar os sites de notícias/telejornais e promover a conscientização da população acerca da importância do senso crítico sobre as informações apresentadas por meio de um projeto de lei entregue a Câmara dos Deputados e comerciais exibidos pelos meios de comunicação mais utilizados. Tal lei deverá punir com mais rigor quem propagar falsos conhecimentos e acontecimentos. Espera-se, com essa ação, frear a desinformação e alienação da população brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#59698
O filme "Up - altas aventuras", nos apresenta a Carl, um idoso viúvo, que vive sozinho e está prestes a ser internado num asilo. Analogamente, a questão do abondono de idosos é um contratempo no Brasil, já que o descaso pode contribuir com problemas como a violência e a má saúde emocional.

Entre os indígenas é comum que a figura dos idosos seja exaltada, uma vez que estão associados à sabedoria e ao conhecimento por serem mais velhos. Fora das tribos, tal situação se opõe a realidade vivenciada por muitos cidadãos, muitas vezes marcada pela violência, dentro e fora de suas famílias. Essa violência é caracterizada principalmente pelo abuso financeiro (quando há um uso impróprio de sua renda) e pela negligência (quando cuidados são negados).

Ademais, o abandono contribui também para a fragilização emocional da pessoa idosa, visto que a falta de visitas e atenção devida faz com que o indivíduo se sinta desprezado até mesmo pela própria família, em alguns casos sendo levado a depressão. Nesse viés, segundo Martin Luther King, "a injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo lugar", sendo assim é preciso que as leis de proteção aos idosos tenham seu cumprimento garantido para todos.

Em suma, para solucionar o problema do abandono dos idosos na contemporaneidade é necessário que o Estado, juntamente com o Estatuto do Idoso, fiscalizar em especial os asilos e instituições de longa permanência, para checar a situação dos idosos, incentive as denúncias em caso de maus tratos e qualquer tipo de agressão, assim como promover uma maior divulgação de quais são os tipos de violência existentes, afim de erradicar essa problemática e proteger todas as pessoas mais velhas.
#60330
No documentário estadunidense exibido pela Netflix "O Dilema das Redes", narra-se a manipulação sofrida pelos usuários das redes sociais tendo em vista o benefício das empresas investidoras. Infelizmente, no Brasil, tanto os usuários das redes sociais quanto os telespectadores dos programas de televisão, sofrem a manipulação exercida por esses meios de comunicação. Com base nesse viés, é válido analisar as razões por trás dessa problemática, uma realidade no mundo contemporâneo.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar os elementos que viabilizam a forte influência midiática atualmente. [faltou conectivo] No livro "Indústria Cultural e Sociedade" do filósofo e sociólogo Theodor Adorno explica-se que o lucro e a manutenção do pensamento dominante é o objetivo da "Indústria Cultural" descrita no título da obra. Tal ideia em conjunto com as facilidades que a tecnologia fornece em propagar informações de uma maneira quase que instantânea, causa o empobrecimento e a falta de veracidade. [faltou conectivo] Algo grave, tendo como base o direito à informação dos cidadãos.

Entretanto, os problemas não são vistos apenas nas causas da desinformação, mas também são encontrados nas consequências dessa < se expressar melhor nesse trecho]. [faltou conectivo] Com o aumento das "fake news" [aspas] e das notícias distorcidas, a população acaba caindo em um senso comum que não pode ser comprovado de fato. [faltou conectivo] Cada indivíduo se torna submisso a carga de informação (verdadeiras ou não) que sofrem. Além da manipulação, há de ser lembrado que a mídia pode gerar uma grande histeria coletiva, dessa forma os malefícios atingem várias esferas da sociedade brasileira.
* Ficou no senso comum, comprove seu argumento com dados ou citação

Portanto, medidas são necessárias para resolver esse impasse < generalizou muito]. [faltou conectivo] O Ministério da Justiça e Segurança Pública deve fiscalizar os sites de notícias/telejornais e promover a conscientização da população acerca da importância do senso crítico sobre as informações apresentadas por meio de um projeto de lei entregue a Câmara dos Deputados e comerciais exibidos pelos meios de comunicação mais utilizados. Tal lei deverá punir com mais rigor quem propagar falsos conhecimentos e acontecimentos. [faltou conectivo] Espera-se, com essa ação, frear a desinformação e alienação da população brasileira.
* Já existe legislação que protege isso e um manual de comerciais também, além do projeto da lei das fake news, poderia ter abordado isso

dudaramos1 , por nada, precisando estamos aqui! 😘

Certo Parcialmente certo Errado Ausên[…]

3m1ly , muito obrigado 😊

Segundo Émile Durkheim “nosso ego&iac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM