De acordo com a jovem Beatriz Magalhães que sofre de ansiedade, ela diz __ "Minha ansiedade dói na mente, dói no meu corpo, não me deixa respirar. Perco o controle sobre meus sentimentos e tudo parece ser caos" __ observa -se que este problema está muito além de ser apenas "frescurinha" ou "coisa da sua cabeça" como muitos dizem, apenas quem sente e tem ansiedade consegue explicar o que é ter essa doença. Entretanto a ansiedade não afeta apenas a mente, porém também o corpo. Muita das vezes a pessoa pode sentir falta de ar, e dores no corpo. Além disso, pode-se acarretar outras doenças, tal como gastrite, úlceras, hipertensão, e alguns tipos de alergia. Contudo ainda há pessoas que digam que este transtorno não é nada demais.
No entanto, há tratamento e onde os jovens que sofrem de ansiedade possam buscar ajuda , por exemplo grupos de apoio e médico na área da psiquiatria. A prática de atividades físicas, uma dieta saudável, dormir bem, e fazer atividades que relaxam a mente e o corpo também ajudam a tratar a ansiedade. Acima de tudo, deve-se ter compreensão dos familiares sobre a situação do jovem, pois tudo que um ansioso precisa no momento é apoio e entendimento da família e dos amigos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 0
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 1. O participante demonstra desconhecimento total da norma padrão, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 20
Você atingiu aproximadamente 10% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta o assunto tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. Com essa pontuação, ou o texto tangencia a temática proposta, isto é, o assunto é mencionado por meio de palavras ou expressões, mas não é desenvolvido, ou se identificam muitas inadequações, com fragmentos de outros tipos textuais que não se configuram como argumentos, sinalizando desconhecimento da estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.