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Por beatrizalc
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A igualdade de gêneros no Brasil em discussão no século XXI.

O filme "As Sufragistas" retrata a luta histórica pelo direito feminino ao voto na Inglaterra, fase que marcou a primeira onda do Movimento Feminista e influenciou manifestações no mundo todo, conferindo sufrágio no Brasil em 1932. Apesar das conquistas e contribuições ao longo de séculos, é notório que as mulheres ainda batalham para serem vistas na sociedade de forma digna, evidenciando a opressão contra elas, que são esteriotipadas como sexo frágil, além de sofrerem com o reconhecimento de seus valores no mercado de trabalho.

Segundo a feminista Simone de Beauvoir, "ninguém nasce mulher: torna-se mulher". Tal pensamento associa o gênero a uma construção social, onde lhes são impostos papéis de ação e comportamento. A percepção do corpo feminino, capaz de sangrar, gestar e amamentar, se tornou motivo para julgar excesso de sensibilidade física e emocional. Com isso, foi estruturada uma sociedade patriarcal que salienta a hierarquia masculina e vê as mulheres como frágeis e submissas a esse sistema, fazendo com que elas passassem a lutar para descontruir esses dogmas.

Ademais, percebe-se a influência do machismo nas esferas trabalhistas. De acordo com o IBGE, homens recebem salário 30% maior do que as mulheres no Brasil, mesmo que elas possuam maior nível de escolaridade do que eles. Dessa forma, tal desvalorização e discriminação moral não condiz com a igualdade de gênero e direitos estabelecidos no artigo 5 da Constituição Federal Brasileira, sendo preciso tomar medidas para reverter esses entraves.

Diante o exposto, é necessário que a mídia e as escolas ampliem as discussões sobre o tema através de palestras e reflexões para combater o sexismo e a formação de conceitos misóginos. Além disso, os sindicatos trabalhistas devem ter maior fiscalização nas empresas, somando recursos para avaliações profundas e punições a fim de garantir a equidade de direitos entre os gêneros.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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