O filme "As Sufragistas" retrata a luta histórica pelo direito feminino ao voto na Inglaterra, fase que marcou a primeira onda do Movimento Feminista e influenciou manifestações no mundo todo, conferindo sufrágio no Brasil em 1932. Apesar das conquistas e contribuições ao longo de séculos, é notório que as mulheres ainda batalham para serem vistas na sociedade de forma digna, evidenciando a opressão contra elas, que são esteriotipadas como sexo frágil, além de sofrerem com o reconhecimento de seus valores no mercado de trabalho.
Segundo a feminista Simone de Beauvoir, "ninguém nasce mulher: torna-se mulher". Tal pensamento associa o gênero a uma construção social, onde lhes são impostos papéis de ação e comportamento. A percepção do corpo feminino, capaz de sangrar, gestar e amamentar, se tornou motivo para julgar excesso de sensibilidade física e emocional. Com isso, foi estruturada uma sociedade patriarcal que salienta a hierarquia masculina e vê as mulheres como frágeis e submissas a esse sistema, fazendo com que elas passassem a lutar para descontruir esses dogmas.
Ademais, percebe-se a influência do machismo nas esferas trabalhistas. De acordo com o IBGE, homens recebem salário 30% maior do que as mulheres no Brasil, mesmo que elas possuam maior nível de escolaridade do que eles. Dessa forma, tal desvalorização e discriminação moral não condiz com a igualdade de gênero e direitos estabelecidos no artigo 5 da Constituição Federal Brasileira, sendo preciso tomar medidas para reverter esses entraves.
Diante o exposto, é necessário que a mídia e as escolas ampliem as discussões sobre o tema através de palestras e reflexões para combater o sexismo e a formação de conceitos misóginos. Além disso, os sindicatos trabalhistas devem ter maior fiscalização nas empresas, somando recursos para avaliações profundas e punições a fim de garantir a equidade de direitos entre os gêneros.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.