Séculos atrás, na sociedade grega antiga observamos o significado da palavra “cidadão”, eram todos aqueles que tivessem condições de opinar sobre os rumos da pólis. E só eram considerados cidadãos os homens com mais de 21 anos, que fossem atenienses e filhos de pais atenienses. Privando as mulheres do seu direito de opinião. Desta forma, além do sufrágio feminino ter sido um grande passo no protagonismo da mulher, houve a passagem para o lado ativo de se tornar um cidadão. Embora, parte da população masculina não vê isso com bons olhos, o empoderamento feminino além de utilizar de movimentos sociais para chegar aos seus objetivos, este luta contra o feminicídio e a violência direcionada as mulheres. Em países como no Oriente Médio, infelizmente, a questão da quebra de paradigmas ainda não se estabeleceu, todavia isso não remove a escolha, da sociedade feminina ali vista, de continuar lutando pela igualdade de representação e de seus direitos.
Portanto, ações são necessárias para resolver estes desafios evidenciados no cotidiano das mulheres, é importante que o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos se comunique com disposição com mulheres que relataram violência doméstica aconselhando e apoiando a vítima. Além disso, campanhas para uma aprovação de uma cota do gênero feminino em empresas e também nas esferas de poder, desta forma, a mulher conquista aos poucos seu espaço, visando à igualdade de representação dos gêneros.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.