De início, é notório destacar a capacidade do espaço virtual de empoderar a geração atual. Com tamanha facilidade à disponibilidade de informações, os indivíduos adquirem o poder, conforme uma série de oportunidades proporcionadas, de colaborar nas soluções de problemas sociais, por meio de movimentos online. Assim, a mesma impõe-se como um elemento essencial para o desenvolvimento de questões que cercam a sociedade.
Em segunda análise, a popularização das redes sociais, surgida nesse contexto, resultou em prejuízos psicossociais aos usuários. Segundo a Ciência, o excesso de dopamina, uma das moléculas responsáveis pelo prazer, fomenta a dependência do consumo desse conteúdo, a medida que os internautas fascinam-se por uma realidade improvável. Nesse viés, é evidente os quadros de insatisfação pessoal que a mídia promove.
Diante dos fatos mencionados, infere-se a necessidade de cessar a falta de autonomia dos veículos midiáticos. Urge assim, que o Ministério da Educação, sob a autoria de docentes aptos, implemente a Educação Digital nas instituições de ensino, a fim de priorizar a saúde mental dos usuários.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.