Em primeiro plano, vale destacar o alto número de dependentes em tecnologia, com isso, problemas como ansiedade e depressão acabam consumindo jovens e adultos que apenas vivem uma vida virtual, sem contato com o mundo exterior. Além disso, segundo dados da UFES, 25,3% da população são dependentes de internet. Por outro lado, vários jovens e adultos preferem viver uma vida virtual, longe das pessoas e contato externo, o que acarreta um grave problema na sociedade.
Em segundo plano, a exposição excessiva de crianças e adolescentes em redes sociais provoca aparecimento em sites pornográficos, além dos abusos sexuais que muitas vezes passam despercebidos pelos responsáveis. Ademais, segundo dados das Organizações Não Governamentais, 58% das mulheres sofrem assédios online. Por isso, muitas mulheres não denunciam assediadores, por conta do julgamento que sofrem, e com isso, os índices aumentam gradativamente.
Portanto, Conclui-se, que para acabar com os problemas relacionados a evolução da tecnologia, os pais e responsáveis por crianças e adolescentes, devem monitorar os horários de uso e averiguar o que acontece em sites e redes sociais, por meio de estipular horários de uso e acompanhamentos diários nas redes sociais dos filhos, com o intuito de diminuir a exposição, além dos índices de dependentes, para que assim não haja problemas na saúde mental dos usuários.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.