A priori, é imperativo destacar que políticas afirmativas promovem a união da população negra, alterando as formas de organização social brasileiras. Ainda no século XVIII, o Terceiro Estado francês congregou-se em torno de ideias como a liberdade, igualdade e fraternidade, a fim de obter o atendimento aos seus interesses. A coletivização desses princípios possibilitou o fortalecimento da Revolução Francesa, um movimento responsável por desmantelar as bases do Antigo Regime aristocrático e desigual, iniciando, assim, a era contemporânea. Sob essa ótica, o enaltecimento do passado histórico e da cultura afrodescendente possibilita o engajamento desse grupo, reforçando suas reivindicações.
Outrossim, a maior visibilidade da identidade afro-brasileira permite a ressignificação do mito da democracia racial, segundo o qual todas as etnias que convivem, harmonicamente, em solo brasileiro dispõem das mesmas oportunidades. No entanto, é possível perceber, diante da permanência do racismo, que essa é uma visão ingênua e utópica. Dessa forma, se faz necessário escancarar a discriminação e desigualdade raciais que vigoraram no Brasil desde os primórdios da escravidão. Em seu livro “Ensaio sobre a cegueira”, José Saramago defende que o egocentrismo dos indivíduos impede a percepção de problemas alheios. Nesse viés, a valorização da identidade cultural afrodescendente proporciona a compreensão das mazelas sociais as quais a população negra está exposta e, por conseguinte, favorece o surgimento de laços empáticos.
Depreende-se, portanto, a necessidade de efetivar políticas de valorização à identidade afro-brasileira. Para tanto, cabe ao Ministério da Cultura, mediante a realização de parcerias com veículos midiáticos, em especial emissoras televisivas, e propagadores culturais, como o cinema, promover campanhas publicitárias que apresentem à população aspectos culturais divididos por esse grupo étnico, a fim de promover um convívio social harmônico. Somente assim a teoria apresentada por Machado de Assis em sua obra será verdadeiramente perceptível no meio social.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.