Em primeira análise, cabe ressaltar que a invasão e destruição de suas terras são grandes problemas para os índios. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, apenas em 2020, quase 500Km² das Terras Indígenas (TIs) foram desmatadas. A partir destes dados, nota-se que a exploração - por madeireiros, grileiros ou mesmo agropecuaristas - das TIs apresenta-se como um risco à existência dos nativos, pois eles dependem destes espaços para moradia e alimentação. Assim, entende-se que, apesar dos mecanismos de demarcação territorial, os nativos ainda são ameaçados com a progressiva perda de terras.
Outrossim, é imperativo salientar a perda de identidade cultural como um empecilho para os índios. Segundo o sociólogo pós-moderno Stuart Hall, a base de uma comunidade é a cultura comum aos seus integrantes. Todavia, a urbanização e atividades econômicas, como o turismo, dentro das terras indígenas, causam a perda gradual desta cultura comum nas comunidades nativas, sendo cada vez mais frequente o desaparecimento de suas tradições, rituais e até mesmo dialeto, o que causa, infelizmente, o desmantelamento dessas sociedades, como prevê Hall.
Em suma, os desafios indígenas devem ser superados. Dessa forma, urge que o Poder Executivo, por meio do Ministérios da Justiça, deve criar uma agência que fiscalize rigorosamente os Territórios Indígenas, a fim de impedir o uso ilegal destas terras. Além disso, a Fundação Nacional do Índio tem que conscientizar a população acerca dos malefícios que a excessiva interferência na cultura indígena trazem à estas comunidades, visando garantir a sobrevivência cultural destes povos. Feito isso, o índio brasileiro irá, após séculos de luta, superar estes desafios.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.