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#49220
No início do século XVI, estimativas apontam que existiam, no Brasil, cerca de três milhões de indígenas, distribuídos por todo o país. Apesar disso, a população indígena foi - em decorrência da colonização portuguesa - drasticamente reduzida e atualmente, os nativos remanescentes, seguem enfrentando desafios. Nesse contexto, não há dúvidas de que a perda de territórios e a perda de identidade cultural são graves ameaças aos indígenas brasileiros, sendo fundamental a resolução destes problemas.

Em primeira análise, cabe ressaltar que a invasão e destruição de suas terras são grandes problemas para os índios. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, apenas em 2020, quase 500Km² das Terras Indígenas (TIs) foram desmatadas. A partir destes dados, nota-se que a exploração - por madeireiros, grileiros ou mesmo agropecuaristas - das TIs apresenta-se como um risco à existência dos nativos, pois eles dependem destes espaços para moradia e alimentação. Assim, entende-se que, apesar dos mecanismos de demarcação territorial, os nativos ainda são ameaçados com a progressiva perda de terras.

Outrossim, é imperativo salientar a perda de identidade cultural como um empecilho para os índios. Segundo o sociólogo pós-moderno Stuart Hall, a base de uma comunidade é a cultura comum aos seus integrantes. Todavia, a urbanização e atividades econômicas, como o turismo, dentro das terras indígenas, causam a perda gradual desta cultura comum nas comunidades nativas, sendo cada vez mais frequente o desaparecimento de suas tradições, rituais e até mesmo dialeto, o que causa, infelizmente, o desmantelamento dessas sociedades, como prevê Hall. 

Em suma, os desafios indígenas devem ser superados. Dessa forma, urge que o Poder Executivo, por meio do Ministérios da Justiça, deve criar uma agência que fiscalize rigorosamente os Territórios Indígenas, a fim de impedir o uso ilegal destas terras. Além disso, a Fundação Nacional do Índio tem que conscientizar a população acerca dos malefícios que a excessiva interferência na cultura indígena trazem à estas comunidades, visando garantir a sobrevivência cultural destes povos. Feito isso, o índio brasileiro irá, após séculos de luta, superar estes desafios.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#49232
No início do século XVI, estimativas apontam que existiam, no Brasil, cerca de três milhões de indígenas, distribuídos por todo o país. Apesar disso, a população indígena foi - em decorrência da colonização portuguesa - drasticamente reduzida e atualmente, os nativos remanescentes, seguem enfrentando desafios. Nesse contexto, não há dúvidas de que a perda de territórios e a perda de identidade cultural são graves ameaças aos indígenas brasileiros, sendo fundamental a resolução destes problemas.

Em primeira análise, cabe ressaltar que a invasão e destruição de suas terras são grandes problemas para os índios. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, apenas em 2020, quase 500Km² das Terras Indígenas (TIs) foram desmatadas. A partir destes dados, nota-se que a exploração - por madeireiros, grileiros ou mesmo agropecuaristas - das TIs apresenta-se como um risco à existência dos nativos, pois eles dependem destes espaços para moradia e alimentação. Assim, entende-se que, apesar dos mecanismos de demarcação territorial, os nativos ainda são ameaçados com a progressiva perda de terras.

Outrossim, é imperativo salientar a perda de identidade cultural como um empecilho para os índios. Segundo o sociólogo pós-moderno Stuart Hall, a base de uma comunidade é a cultura comum aos seus integrantes. Todavia, a urbanização e atividades econômicas, como o turismo, dentro das terras indígenas, causam a perda gradual desta cultura comum nas comunidades nativas, sendo cada vez mais frequente o desaparecimento de suas tradições, rituais e até mesmo dialeto, o que causa, infelizmente, o desmantelamento dessas sociedades, como prevê Hall. [senti falta de uma arrematação]

Em suma, os desafios indígenas devem ser superados. Dessa forma, urge que o Poder Executivo, por meio do Ministérios da Justiça, deve criar uma agência < caberia a FUNAI não?] que fiscalize rigorosamente os Territórios Indígenas, a fim de impedir o uso ilegal destas terras. Além disso, a Fundação Nacional do Índio tem que conscientizar a população acerca dos malefícios que a excessiva interferência na cultura indígena trazem à estas comunidades, visando garantir a sobrevivência cultural destes povos. Feito isso, o índio brasileiro irá, após séculos de luta, superar estes desafios.
* Faltou o detalhamento da 1ª ação e não ficou uma solução muito concreta, porque tem órgãos para isso, só não estão sendo eficazes
* A 2ª ação também não está completa, pelo menos uma deveria ter todos os elementos


Espero ter ajudado! ;)
#49388
Os erros que eu encontrei são os mesmos que @jherodrigues destacou. Uma recomendação é que utilize menos o pronome demonstrativo, pois no seu texto tem muito. O Enem desconsidera a repetição dos pronomes demonstrativos, mas é preciso demonstrar outros mecanismos coesivos também.

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2020 e seus desafios!

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