Pensar em aquecimento global não é pensar apenas em meio ambiente e natureza, mas também em fatores históricos que levaram a essa problemática tão atual e presente em todo o planeta. Desde sua formação, a Terra vem sofrendo mudanças climáticas, sejam elas naturais ou antrópicas. Porém foi a partir do século XVII, com a Revolução Industrial que esse problema se intensificou.
As mudanças climáticas devem causar grandes transformações em todo o mundo: o nível do mar vai subir, a produção de alimentos pode cair e algumas espécies talvez sejam extintas.
A Organização das Nações Unidas(ONU) alertou que o mundo precisa limitar o aumento da temperatura média global a menos de 1,5ºC em relação aos níveis pré-industriais.
Um ar poluído gera problemas à Terra e a saúde humana. causando seca, chuva ácida em diversos lugares, derretimento das geleiras, aumento dos casos de câncer de pele e pulmão nas pessoas, entre outros. Segundo o INPI(Instituto Nacional de Propriedade Industrial), em 100 anos a temperatura da Terra aumentou em 2°C por emissões gasosas de fábricas e industrias.
Portanto, para tentar diminuir esses problemas, o Congresso Nacional deve discutir soluções para que as fábricas e indústrias de diversos setores de produção reduzam a quantidade de gases de efeito estufa, analisando primeiro os índices poluentes, depois avaliando a situação de produção das fábricas para que tais não saíam prejudicadas em suas finanças.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.