Primeiramente, o Brasil, ainda passa por um processo de desconstrução de ideais do período que era Colônia de Portugal. Vale ressaltar, que com a abolição da escravidão e logo em seguida a proclamação da república muitos ex-escravos não tinham onde ir, se fixaram então nas cidades, originando as primaveras "favelas" brasileira. Embora, tenha agora um país republicano, essas pessoas continuaram a margem da sociedade, expostas a diversas doenças, dentre elas a marginalização que não engloba a todas essas pessoas, mas grande parte delas são vistas como "marginais" pela sociedade.
Por outro lado, o silenciamento da mídia também é um empecilho para a redução da violência no Brasil, já que a mesma é um forte meio de comunicação. Entretanto, para Foucault, muitos temas na sociedade pós-moderna, são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. Ou seja, visto que o referente problema emerge devido ao descaso com as classes menos favorecidas, a mídia não aborda de maneira clara, debatendo, não só esse como demais temas que englobam tais classes, principalmente, pelo impacto que isso causaria, na base da pirâmide que sustenta a elite por trás dela.
Portanto, caminhos para a redução não só da violência urbana, mas também da discriminação racial, precisam ser traçados. Para isso, o Governo em parceria aos veículos de comunicação (jornais, revistas, programas de TV, redes sociais, etc.), poderiam criar campanhas que conscientizem a todos sobre o combate à violência e a igualdade racial, além da abertura do mercado de trabalho para jovens advindos de comunidades. Tais ações extiguem nessas pessoas o que a música "Negro Drama", do grupo de raps Racionais MC's aborda, o medo de serem "mais um", seja nas estatísticas de homicídios ou de marginalizados.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.