Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#45286
   O sistema capitalista, tem como principal lema a busca constante pelo lucro, gerando divisões de classes, tendo sempre uma opressora. Contudo, não só essa divisão de classes é responsável pela crescente violência urbana no Brasil, mas também a marginalização que essas pessoas menos favorecidas estão expostas. Nesse sentido, é importante destacar que a violência no Brasil tem seus alicerces numa bagagem colonial e também no silenciamento diante deste tema, principalmente, pela mídia.
   Primeiramente, o Brasil, ainda passa por um processo de desconstrução de ideais do período que era Colônia de Portugal. Vale ressaltar, que com a abolição da escravidão e logo em seguida a proclamação da república muitos ex-escravos não tinham onde ir, se fixaram então nas cidades, originando as primaveras "favelas" brasileira. Embora, tenha agora um país republicano, essas pessoas continuaram a margem da sociedade, expostas a diversas doenças, dentre elas a marginalização que não engloba a todas essas pessoas, mas grande parte delas são vistas como "marginais" pela sociedade.
   Por outro lado, o silenciamento da mídia também é um empecilho para a redução da violência no Brasil, já que a mesma é um forte meio de comunicação. Entretanto, para Foucault, muitos temas na sociedade pós-moderna, são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. Ou seja, visto que o referente problema emerge devido ao descaso com as classes menos favorecidas, a mídia não aborda de maneira clara, debatendo, não só esse como demais temas que englobam tais classes, principalmente, pelo impacto que isso causaria, na base da pirâmide que sustenta a elite por trás dela.
   Portanto, caminhos para a redução não só da violência urbana, mas também da discriminação racial, precisam ser traçados. Para isso, o Governo em parceria aos veículos de comunicação (jornais, revistas, programas de TV, redes sociais, etc.), poderiam criar campanhas que conscientizem a todos sobre o combate à violência e a igualdade racial, além da abertura do mercado de trabalho para jovens advindos de comunidades. Tais ações extiguem nessas pessoas o que a música "Negro Drama", do grupo de raps Racionais MC's aborda, o medo de serem "mais um", seja nas estatísticas de homicídios ou de marginalizados.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#45328
Contextualização
Apresentação do tema
Tese
Tópico Frasal
Dados
Argumentação
Arrematação da Tese
Arrematação de tese na conclusão
Elementos da proposta de intervenção
Frase de efeito
Termos coesivos
Comentários

O sistema capitalista, tem como principal lema a busca constante pelo lucro, gerando divisões de classes, tendo sempre uma opressora. Contudo, não só essa divisão de classes é responsável pela crescente violência urbana no Brasil, mas também a marginalização que essas pessoas menos favorecidas estão expostas. Nesse sentido, é importante destacar que a violência no Brasil tem seus alicerces numa bagagem colonial e também no silenciamento diante deste tema, principalmente, pela mídia.( Boa, contextualiza, apresenta o tema e a tese!)

Primeiramente, o Brasil, ainda passa por um processo de desconstrução de ideais do período que era Colônia ( colônia)de Portugal. Vale ressaltar, que com a abolição da escravidão e logo em seguida a proclamação da república muitos ex-escravos não tinham onde ir, se fixaram então nas cidades, originando as primaveras( primeiras) "favelas" brasileira. Embora, tenha agora um país republicano, essas pessoas continuaram a margem da sociedade, expostas a diversas doenças, dentre elas a marginalização( A marginalização é uma doença? Releia o período!) que não engloba a todas essas pessoas, mas grande parte delas são vistas como "marginais" pela sociedade.( Nesse desenvolvimento sua argumentação está ok. Só um período que não fez sentido. Faltou a arrematação de tese no final!)

( Termo coesivo inadequado para início de parágrafo!) Por outro lado, o silenciamento da mídia também é um empecilho para a redução da violência no Brasil, já que a mesma é um forte meio de comunicação. Entretanto, para Foucault, muitos temas na sociedade pós-moderna, são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. Ou seja, visto que o referente problema emerge devido ao descaso com as classes menos favorecidas, a mídia não aborda de maneira clara, debatendo, não só esse como demais temas que englobam tais classes, principalmente, pelo impacto que isso causaria, na base da pirâmide que sustenta a elite por trás dela.( Nesse desenvolvimento sua argumentação também está ok . Faltou novamente arrematar a tese!)

Portanto, caminhos para a redução não só da violência urbana, mas também da discriminação racial, precisam ser traçados. Para isso, o Governo( vírgula) em parceria aos veículos de comunicação (jornais, revistas, programas de TV, redes sociais, etc.),( Agente) poderiam criar campanhas que conscientizem a todos sobre o combate à violência e a igualdade racial, além da abertura do mercado de trabalho para jovens advindos de comunidades.( Ação) Tais ações extiguem nessas pessoas o que a música "Negro Drama", do grupo de raps Racionais MC's aborda, o medo de serem "mais um", seja nas estatísticas de homicídios ou de marginalizados.( Deatalhamento)( Conclusão incompleta! Faltou a Finalidade e o Meio da Proposta!)

Sua redação não é ruim, mas carece de aspectos relevantes. Estude termos coesivos, argumentação, arrematação de tese e proposta de intervenção!
No mais, é só1 :D

@GlendaMorais obrigada!💓

Muito obrigado pela correção! :D

Depressão. Ansiedade. Anorexia. São […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM