Por Gabimetal
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Recentemente, um jogador profissional brasileiro que trabalha no âmbito virtual, sofreu racismo e xenofobia numa transmissão por outro participante Argentino. Nesse contexto, vale ressaltar que esse acontecimento não foi isolado pois, é comum presenciar crimes cibernéticos atualmente. Isso acontece devido aos seguintes empecilhos: insuficiência legistaltiva e omissão.
Sobretudo, há ausência da aplicação das leis que avaliam os crimes virtuais. O Código Penal brasileiro ressalta as consequências para a infração, porém de acordo com o Ministério Público Federal (MPF), a quantidade de ocorrências aumentaram 110% de 2017 para 2018, contrariando o conceito de Cesare Beccaria sobre a "Lei Útil", que é aquela que evita novos crimes. Sendo assim, a impunidade prevalece e estimula o surgimento de novas violações. Dessa forma, é inadmissível que o Estado permita essa ações condenáveis.
Além disso, muitas pessoas deixam de denunciar por carência de informações. Segundo o filósofo Habermas, com a comunicação constrói-se um mundo melhor. No entanto, existe, ainda, a prevalência da omissão que ocorre em virtude da falta de conhecimento sobre as leis vigentes e precaridade no entendimento acerca das diretrizes virtuais. Desse modo, gera-se um maior sofrimento nas vítimas que se sentem impotentes e com medo de utilizar novamente o lazer "on-line". Portanto, compete ao Ministério da Educação evitar essa adversidade.
Dessa forma, é necessário combater os obstáculos que impedem a consolidação da segurança digital. O Estado deve fiscalizar com rigor a aplicação do Código Penal, com o intuito de evitar novos crimes. Ademais, o Ministério da Educação deve incluir matérias nas escolas que expliquem e alertem os jovens sobre os perigos cibernéticos, por meio de aulas de informática com profissionais, a fim de evitar exposição virtual desnecessária e omissão das infrações. Somente assim, situações semelhantes a do jogador poderiam ser evitadas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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