Em primeiro lugar, é válido ressaltar a falta de conhecimento por parte dos cidadãos no que se refere as leis que os protegem contra os mais diversos tipos de crimes cibernéticos, por este motivo, muitos destes crimes não são solucionados e os criminosos não são devidamente punidos.
Em segundo lugar, vale salientar também, os crimes de cyberbullying cometidos contra crianças e adolescentes que fazem uso da internet diariamente como forma de entretenimento. Devido a falta de informação e monitoramento de seus responsáveis, muitas delas acabam sendo alvos desse tipo de transgressão.
Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar essa problemática. Para tanto, faz-se necessário que o Ministério da Educação (MEC), providencie meios de conscientização nas escolas sobre essa temática, conscientizando assim tanto os alunos como também os pais dos mesmos, para que fiquem alertas sobre o perigo e busquem monitorar seus filhos. Também, é importante que o Ministério da Comunicação e Tecnologia (MCT) tomem as medidas cabíveis para propagar informação pelos meios de comunicação sobre o assunto ao restante da população, afim de mantê-los informados e preparados para lidar com a situação. Cabe também ao Governo Federal, aumentar as delegacias de crimes digitais para solucionar de forma mais eficaz todos os tipos de crimes cibernéticos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.