Em síntese, é a falta de conhecimento que promove a discriminação. Por isso, a causa do preconceito linguístico se deve a confusão que as pessoas fazem, pela falta de conhecimento, entre a língua e a gramática normativa. Nesse sentido, o linguísta Sausurre esclare que a norma padrão é a modalidade empregada nas escolas, nos textos oficiais e científicos, enquanto a língua se refere ao uso da fala em sociedade, onde cada um a utiliza de acordo com sua realidade. Perante isso, fica claro que o não conhecimento entre essas duas dicotomias resultou na discriminação linguística.
Ademais, as escolas não têm se dedicado como deveriam no combate ao preconceito linguístico, pelo contrário, esse ambiente mais se preocupa em ensinar a norma de prestígio, pois, segundo Rodolfo Ilari em "O Português da Gente", há uma longa tradição escolar que acostumou os alunos a acreditarem que falamos da mesma forma que escrevemos e que a escrita é sempre formal. No entanto, a escola deve conscientizar os discentes de que a variedade linguística existe, e por este motivo tanto a fala, como a escrita dependem de fatores como, por exemplo, a escolaridade, a região, a cultura, o contexto, entre outros. Por isso, entende -se que a escola deve abandonar tal tradição, pois ela limita o conhecimento de seus alunos e os prendem a uma uma única realidade, causando assim a discriminação de outras pelo simples fato de não a conhecerem.
Portanto, é indispensável que se busque soluções para esta problemática. Então, cabe ao sistema escolar, junto ao Ministério da Educação, possibilitar ao professor a flexibilização do seu plano de ensino, abrindo mais espaço para a variação linguística, por meio de um projeto de lei que garanta à escola o direito de realizar, com frequência, eventos como oficinas, mesas redondas, rodas de conversa e grupos de pesquisas com foco nas diferenças entre a língua e a norma padrão, mas, principalmente, focados em humanizar o olhar para estas variedades, pois não basta apenas conhecê-las, é preciso que haja empatia. Dessa forma, narrações como "A Língua de Eulália" serão cada vez menos recorrentes na sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 183
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 197
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.