Em primeira instância, é importante salientar como o preconceito enraizado na sociedade corrobora para a evolução da problemática. Na série canadense "Anne with an e", Bash um homem negro, fugindo da escravidão, decide se mudar para Avonlea, uma comunidade onde se encontra apenas pessoas brancas, e por isso, é alvo de diversas formas de preconceito. Após a referida analogia, fica explícito como as pessoas de pele retinta são vistas por uma óptica preconceituosa e repleta de rótulos. Todavia, na contemporaneidade, os negros alcançaram o direito de denunciarem, caso sofram qualquer tipo de discriminação sofrida. Tal conquista foi um grande avanço para essa taxa da população, além de ser consequência de muitos anos de lutas e batalhas enfrentadas.
Ademais, a banalização da prática racista também é um grande impasse para a conquista da igualdade racial no Brasil. Em consoante à filósofa judia Hannah Arendt em sua teoria "banalidade do mal", o comportamento preconceituoso e xenófobo é realizado inconscientemente quando normalizado pelo grupo social. Dessa maneira, observa-se que a normalização desse ato tão nocivo estabelece que o inconsciente humano tem o poder de tornar a prática como neutra, e aceitar que pensamentos de uma maneira racista são aceitáveis, pois a forma mecânica de pensar já foi instaurada. Consequentemente, se auto policiar é essencial para a desconstrução desses pensamentos retrógrados e absurdos.
Portanto, entende-se diante do exposto, a real necessidade das escolas realizarem discussões e rodas de conversa acima da questão racial no Brasil, por intermédio de palestras, principalmente em instituições de ensino em que o bullying com crianças e jovens negros é recorrente, a fim de deixar explícito como o racismo é uma prática abominável e inadequada. Dessa forma, é possível garantir a igualdade prevista na Constituição Federal.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.