Desde a abolição da escravatura, oficializada em 1888, uma ilusão de tranformação social foi implantada no Brasil, mesmo sem garantia de alguma inserção ou ascensão social do escravo no coletivo. Nesse contexto, marcas histórias significativas foram deixadas e refletem o comportamento brasileiro desigual acerca da questão racial. Dessa forma, analisar a relação exposta é válida para a compreenssão da problemática.
A vista disso, o livro "Quarto de Despejo: diário de uma favelada", da escritora negra Carolina Maria de Jesus, retrata uma realidade de miséria e condições precárias, em contraste ao período de modernização econômica do Brasil. Nessa perspectiva, é perceptível que o descaso com o reparo histórico da escravidão se reflete nessa construção social retratada na obra, tendo, assim, consequências que atravessam gerações . Logo, é válido ressaltar que, há a associação da desigualdade racial a um senso comum de pobreza que causa um sentimento de conformismo inconsciente e, consequentemente, a falta de oportunidade para pessoas negras no ensino superior e mercado de trabalho.
Além disso, é certo afirmar que a consolidação do Brasil como um país racista não ocorre somente pelo discurso de ódio explícito, tendo em vista que, o racismo estrutural se manifesta em diversas vertentes do cotidiano. A título de exemplo, tem-se que, apesar de cerca de 55% da população brasileira ser negra, a maior parte das pessoas que ocupam as universidades, cargos executivos ou espaços políticos são brancos. Por conseguinte, muitas situações não são vistas como discriminatórias e a população acredita que não existe desigualdade racial. Uma prova disso é que ,da mesma forma, atitudes desumanas direcionadas aos negros na escravidão, que hoje são consideradas depreceativas, eram normalizadas em sua totalidade.
Posto isso, é evidente que a desigualdade racial circula em princípios não observados pelos brasileiros, em razão de uma construção moral baseada em conceitos antecedentes que se tornam costumes, e de um sistema que não viabiliza condições para que esses costumes sejam modificados. Dessa forma, ao trazer clareza ao tema e o discutir, pode-se trazer mais consciência à sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.