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Por Marioliver
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Ao analisar que o Brasil é um país de grande extensão, nota-se que sua população pode aproveitar-se de seu grande e diversificado bioma. No entanto, a escassez de preservação e seus poluentes são fatores que degradam o meio ambiente, assim como as poucas políticas de reciclagem e o aumento da população consumidora que produz mais lixo para o ecossistema.
Como dizia Mahatma Gandhi, "a natureza pode suprir todas as necessidades do homem menos a ganância" e ao analisar que o Brasil é extenso, sua população consome como um país de primeiro mundo, desperdiçando alimentos e produzindo lixo eletrônico, porém são poucos os indivíduos que costumam a reaproveitar o descarte. Embora os impactos ambientais sejam grandes, as políticas ambientais são insuficientes, como a proibição de canudos no sudeste e a cobrança por sacolas plásticas nos supermercados, pois ainda há pouca conscientização por parte da população brasileira sobre os efeitos destes materiais no meio ambiente e como afetará o futuro não só do Brasil, mas de toda a humanidade.
Além disso, há poucos incentivos do Governo para o reaproveitamento de lixo e preservação de florestas, consequentemente há muitas queimadas e despojamento em lugares impróprios como o mar e florestas, acabando com a vida de animais. Com o propósito de mudar o futuro, desde já os municípios devem seguir o exemplo de países como o Japão, onde tem-se regulamentos rígidos sobre a preservação ambiental e adotando formas de preservação em escolas.
Dado o exposto, o Ministério do Meio Ambiente deve atuar junto ao Ministério da Educação alertando nas escolas sobre os impactos ambientais com profissionais da área, de forma acessível e científica, além de investir nas verbas para a proteção de biomas e reflorestação, incentivando a população a recuperar o lixo e consumir de forma consciente, no intuito de diminuir os resíduos que podem ser o fim para os seres vivos futuramente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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