Em primeira análise, a sedentariedade é consequência dos avanços tecnológico. Com base na pesquisa feita pelo IBGE, em 2017, com alta acumulada de 14,8%, a fabricação de veículos automotores contribuiu para o crescimento da população industrial nacional. Diante disso, é conclusivo que a população prefere comprar veículos para se locomoverem ao invés de percorrerem distâncias se exercitando, seja utilizando bicicletas ou praticando caminhadas . Além de automóveis, escadas rolantes de shoppings e elevadores de prédios também são exemplos de confortos que surgiram através dos avanços tecnológicos, mas que tornam uma parcela da população sedentária e dependente do mesmo .
Ademais, o sedentarismo pode causar doenças físicas e mentais . Exercícios físicos são necessários para a saúde, visto que liberam neurotransmissores que são responsáveis para o bem-estar - serotonina e dopamina - e ajudam o corpo a manter o metabolismo e taxas calóricas em proporção. Diante disso, doenças da mente, tais quais depressão e ansiedade, são tratadas de forma mais fácil, e enfermidades do corpo , causadas pela obesidade - diabetes e pressão alta - são combatidas. Contudo, no Brasil, mesmo que o sedentário saiba os riscos de sua atitude preguiçosa, o mesmo, na maioria das circunstâncias, tem dificuldade em se exercitar devido à sociedade capitalista, a qual impede de se ter um tempo maior para lazer e outras atividades, e propicia aos trabalhadores longas jornadas de trabalho. Em suma, vivemos em uma nação pouco preocupada com a saúde de seus cidadãos e mais interessada em resultados e dinheiro .
Portanto, o Brasil precisa de caminhos para o combate ao sedentarismo. Nessa situação, o Ministério da Saúde deve promover palestras educativas aos fins de semana e feriados, por meio de profissionais da saúde- nutricionistas, psicólogos, médicos e enfermeiros-, com a finalidade de conscientizar a população dos malefícios de ser sedentário, e mais ainda, oferecer tratamentos de saúde com consultas gratuitas e, ao fim do mês, promover desafios para cumprir - metas e objetivos estipulados em prol da saúde - com direito a prêmios . Dessa forma, o país poderá diminuir as taxas de sedentarismo e também vai evitar a alta taxa de mortalidade, que foi divulgada pela OMS.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 153
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.