Inicialmente, é notório que a inércia do Estado está intrinsecamente ligada à questão. Nessa ótica, conforme o pensador político Jean-Jacques Rousseau, o governo deve efetivar as leis da comunidade em que está inserida. Entretanto, o erro reside na suposição de que essa obrigação é cumprida adequadamente em todos os estratos sociais. Assim, a falha do sistema governamental em responder às necessidades do povo concorda com o culto a padronização de corpo no país, responsável pela 2ª posição no mundo de país que possui maior média de cirurgias estéticas anuais.
Adicionalmente, a indiferença cívica perpetua o problema. Neste panorama, "O Dilema Ético Contemporâneo", uma obra de Heinrich Heine, ilustra a insensibilidade moral da sociedade atual, isso é, a inércia das pessoas diante dos desafios alheios. Analogamente, identifica- se que a busca pelo corpo perfeito se sustenta na inatividade coletiva. Tal circunstância prevalece porque as massas não se engajam na solução dos problemas, ao contrário, adotam uma postura egocêntrica. Neste sentido, alterar essa atitude social é crucial para superar o impasse.
Conclui-se, portanto, que a intervenção estatal no óbice é imperativa. Com isso, o Governo Central, encarregado de gerir a nação e seus interesses coletivos, deve oferecer orientação e suporte emocional gratuitos, por meio de palestras e rodas de conversas em centros de atendimentos psicossociais para todos, com o intuito de promover questionamentos acerca da necessidade de atingir um padrão estético irreal e desmistificar o conceito de corpo perfeito. Assim, com a implementação dessa medida, os cidadãos testemunharão os direitos prometidos pelas leis fundamentais tornarem-se efetivos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada