È inegável que, no Brasil, a principal vitima da discriminação seja o mais pobre, de modo que, à própria urbanização é feita em torno dos mais ricos, e quase que num êxodo urbano, as pessoas mais pobres acabam se afastando das zonas mais urbanizadas e desenvolvidas. Dessa maneira, podemos chegar a conclusão que naturalmente, muitos desses locais, apesar de públicos, não foram feitos para todos, dai surge a necessidade de uma arquitetura hostil, que afasta as pessoas, sendo algumas delas, cercas elétricas, arames farpados, bancos públicos pequenos, pedras em áreas livres e até bancos com curvatura fora do padrão, tudo com o principal objetivo de afastar moradores de rua.
Segundo a constituição de 1988, a moradia deve ser um direito social, apesar disso, vemos na pratica, um governo que ignora a existência de pessoas em situação de rua no que se diz respeito a ajudar, indo totalmente contra algo que deveria ser uma prioridade, segundo a escritora Djamila Ribeiro "para pensar soluções para uma realidade, devemos tirá-la da invisibilidade" porém é difícil tirar um problema do anonimato, quando o próprio governo trabalha em prol de esconder os resquícios de sua existência. Sendo a arquitetura hostil, um grande artificio para esconder a imagem do oprimido.
Portanto, medidas são necessárias para resolver a problemática. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência social, Família e Combate à Fome(MDS) deve criar um projeto chamado de "Nova Vida" que vise reintegrar moradores de rua á sociedade através da instrução profissional necessária, a garantia do direito básico dos cidadãos à moradia e também garantir que a arquitetura hostil não seja praticada em locais públicos, assim buscando uma sociedade mais saudável, com menos pessoas em situação de rua e o fim do preconceito contra moradores de rua.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.