Em 2021, em meio a pandemia do COVID-19, o padre Lancellotti destruiu com uma marreta um sem-numero de blocos de concreto presentes debaixo de viadutos da zona leste de são Paulo.Num ato de compaixão e protesto, devolveu o local de moradia de centenas de moradores de rua, que haviam sido afastados dos locais.Isso não só mostrou a má gestão governamental como desmascarou a marginalização que essa comunidade vive no Estado brasileiro.
A propósito, as construções hostis são trazidas desde o Brasil pós abolição da escravatura. Tais edifícios eram construídos para afastar os negros das áreas públicas, que eram destinados exclusivamente para a população branca. A consequência disso foi a construção das ditas "favelas" brasileiras, que nada mais foi o afastamento dos negros para os morros. Observando isso, é indescritível que o governo brasileiro foi negligente ao negar moradias e dignidade ao povo negro. Portanto, é conclusivo que se as pessoas em situação de rua estivessem alocadas em casas, algo que é previsto pela constituição da República no artigo 6°, não haveria necessidade de impedir a ocupação em vias públicas.
Conclusivamente, para acabar com as arquiteturas de hostilidade é necessário uma gestão estatal que cumpra o artigo federal de garantia de dignidade pública, com construções de moradias para as pessoas marginalizadas. Desta forma, se torna necessário a atenção das prefeituras das cidades para realocação social com uma política de moradia para imóveis subutilizados, já que é notório que esses imóveis existem e não são ocupados, e que as famílias alocadas recebam por um período um subsídio mensal do estado para sobreviverem. Ora, isso resolveria a necessidade de ocupação dos espaços públicos perante aos moradores de rua, suprindo seus direitos constitucionais e daria harmonia e um novo desing urbano aos locais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada