Em primeiro plano é lícito postular a ausência de medidas governamentais para combater a desigualdade social no Brasil. Sob a perspectiva do filósofo São Tomás de Aquino, em uma sociedade democrática todos os indivíduos são dignos e têm a mesma importância, além dos direitos e deveres que devem ser garantidos pelo estado. Entretanto isso não ocorre no Brasil, pois nem sempre há a disponibilização de recursos suficientes para a criação de ambientes públicos inclusivos e acolhedores que fomentem a dignidade das populações marginalizadas. Em consonância a tal aspecto, observa-se a indiferença existente em diversas camadas sociais no acesso a espaços urbanos, resultando em âmbitos segregados, onde a parcela menos favorecida da sociedade é afastada, prejudicando sua qualidade de vida e indo de encontro com a afirmação de São Tomás. Por conseguinte, torna-se necessária a reformulação urgente dessa postura estatal.
Ademais, a carência de empatia por parte da sociedade apresenta-se como outro desafio da problemática. O escritor Thomas More, em seu livro Utopia, descreve uma sociedade perfeita isenta de problemas e conflitos sociais, a sociedade descrita por More, no entanto encontra-se distante da realidade brasileira, tornando claro que o tema arquitetura hostil causa mal-estar social pois é um grande responsável pela fragmentação da sociedade. Sob essa lógica é essencial evidenciar como arquitetura hostil se manifesta em vários aspectos do cotidiano, aspectos esses que incluem bancos com instalações desconfortáveis que impedem pessoas de se deitarem até a construção de obstáculos em espaços públicos como por exemplo embaixo de viadutos, o que impede que pessoas em situação de rua permaneçam ali. Dessarte, fica evidente estabelecer que a falta de empatia contribui para a perpetuação desse deletério.
Infere-se, portanto, a necessidade de mitigação dos entraves em prol da diminuição dos impactos na sociedade contemporânea causados pela arquitetura hostil. Assim, cabe ao governo estatal mediante ao aumento do percentual de investimentos o qual será proporcionado por uma alteração na lei de diretrizes orçamentárias, construir e ampliar locais que sirvam de abrigo para pessoas em estado de marginalização, além da criação de centros de apoio que tenham como objetivo a reintegração dessa camada social ao mercado de trabalho. Também se faz mister a conscientização da sociedade civil quanto a empatia ao próximo, desenvolvendo cartilhas que disseminem a tolerância e o respeito a todos que formam corpo civil. Dessa forma poder-se à concretizar a afirmação de Imannuel Kant quanto ao direito a dignidade por todos da sociedade civil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.