Neste cenário, emerge a problematização da omissão estatal em excluir e isolar esse grupo minoritário na sociedade, e isso é um fator problemático. Conforme o artigo 5° da Constituição Federal de 1988 que garante: "Todos somos iguais perante a lei", porém na realidade brasileira é totalmente diferente, pois há certa inviabilização em poder tratar o acesso á cidadania para o tal grupo minorizado dentro do âmbito social e cultural.
Perante, a falta de estrutura socioeconômicos no país é considerado outro fator influenciador. Bourdieu define: "violência simbólica" como o exílio de pessoas que não tem o registro civil. Tal agressividade, está presente na invisibilidade e registro civil, que limita a fala e a permanência dessas pessoas em diversos espaços sociais. Desta forma, é necessário combater essa brutalidade simbólica para superar este conflito.
Portanto, é indispensável intervir neste cenário. Para assim, o Ministério dos Direitos Humanos juntamente com o Ministério da Educação deve criar programas socioeconômicos e socioeducativo para ajudar e conscientizar a população a tirarem suas carteiras de identidade, para assim terem o reconhecimento digno no ambiente comunitário. E, além disso, o Governo Federal deve criar campanhas para divulgação deste programa em diversos estados do país, contendo a divulgação nas diversas redes sociais. Desta maneira, conseguiremos superar a tal cegueira social que Saramago falou.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada