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Por GuvoFe
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#123344
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê, em seu artigo sexto, o direito à segurança como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática, quando se observa a cultura do trote universitário, dificultando, desse modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater os acidentes por trote. Nesse sentido, a exemplo do estudante de medicina que acabou falecendo devido a uma brincadeira abusiva pelos veteranos, vê-se a importância de uma intervenção por parte do nestes tipos de situações. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre seu papel de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a segurança, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é preciso apontar a deficiência na fiscalização universitária como impulsionadora de acidentes por trote. Segundo uma pesquisa realizada pelo G1, em 50% dos casos só apenas depois de ocorrências graves pelo ritual de iniciação dos calouros é que as universidades costumam tomar medidas cabíveis e não previamente, como recomendado. Diante de tal exposto, percebe-se a presença de uma grande falha no ensino superior, já que os responsáveis não buscam intervir ou penalizar apropriadamente os estudantes que cometem tais crimes. Resultando, consequentemente, na permanência desses casos que desmotivam a ingressão do jovem na universidade.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da educação e a Secretaria de Segurança Pública, por intermédio de debates e projetos, busquem coletar uma atenção maior e trazer a tona os males desses tipos de brincadeiras a fim de reduzir os inúmeros abusos universitários que permeiam o país. Assim, se consolidará uma sociedade mais segura, onde o Estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Myllene02
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#123362
INTRODUÇÃO
- Faltou especificar quais fatores são. (C2)

ARGUMENTAÇÃO 1
- Os períodos estão desorganizados, não dá pra saber onde é o início, o meio e o fim do parágrafo. Além disso, faltou aprofundar mais a argumentação. (C4 e C3)

ARGUMENTAÇÃO 2
- "só" e "apenas" têm o mesmo significado, virou um pleonasmo. (C1)
- "Resultando" e "consequentemente" têm o mesmo significado. (C1)

"[...]Diante de tal exposto, percebe-se a presença de uma grande falha no ensino superior[...]"

- Nessa parte seria mais correto colocar "nas instituições de ensino superior". (C1)

CONCLUSÃO
- Você usou "se" duas vezes na mesma linha, cuidado com as repetições. (C1)
- "Ministério da Educação" tem "E" maiúsculo.(C1)
- Cumpriu as competências e está detalhado. (C5)

"Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende" - Leonardo da Vinci
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Por GuvoFe
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#123367
Myllene02 escreveu: Obrigado pela correção. Vou dar mais atenção nesses erros
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