Avatar do usuário
Por kellybmsj
Quantidade de postagens
#120754
Na obra musical “Xibom Bombom” do grupo “As Meninas” cita que quem está no topo da sociedade capitalista sobe cada vez mais, e quem está embaixo cai mais ainda, fazendo uma crítica a desigualdade social. No Brasil, existem leis que asseguram o acesso a igualdade social, entretanto na prática o país ainda enfrenta desafios significativos para efetivar tais garantias. Para combater isso muitas pessoas usam a arte para expressar essa diferença e como uma fonte de renda, mas a desigualdade ainda existe, devido a falta de acesso da sociedade pelos altos custos de trabalhos artísticos e pela falta de apoio financeiro do governo aos artistas de baixa renda.
Segundo dados do IBGE 44% dos pretos e pardos vivem em cidades sem cinemas, contra 34% da população branca, 37% em cidades sem museus contra 25% dos brancos. Esse fato evidencia que existe desigualdade social e no acesso a cultura. Segundo Barão de Itaré “Os homens nascem iguais, mas no dia seguinte já são diferentes.” Sob esse viés, o Brasil é análogo a esse conceito, visto que, no que tange ao combate da desigualdade social através das artes, ele é ausente. Isso posto, tal postura negligente contribui para que o combate a desigualdade social através da arte seja mais difícil.
Outrossim, é necessário o aumento de recursos financeiros destinados a artistas de baixa renda no Brasil. Segundo o órgão valor econômico o valor destinado a cultura é de R$ 10 bilhões, valor histórico para a pasta. Porém, muitos artistas não tem acesso a esse investimento. Nessa ótica, Segundo Paul Klee “A arte não reproduz o que vemos. Ela faz-nos ver.” Mediante dela pode-se perceber a desigualdade social e a falta de recursos destinados a ela. Assim, ao invés de se discutir sobre , essa pauta é silenciada, adiando cada vez mais a elaboração de ações que façam este problema ser resolvido.

Portanto, é inegável que, a respeito da desigualdade social, o Brasil possui entraves que precisam ser resolvidas. Logo o Ministério da cultura e o Ministério da Cidadania, devem realizar uma ação conjunta. Essas entidades devem elaborar leis que tornem obrigatórias as ações de garantia do acesso a arte da população, por meio de divulgações das suas obras, para que eles tenham como expor a arte, e com o desenvolvimento de programas de auxílio financeiro direcionados aos artistas de baixa renda, a fim de promover sua inclusão social e mitigar as desigualdades socioeconômicas. Dessa forma será possível usar a arte como uma forma de combate a desigualdade social.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
3562 Exibições
por Nie
0 Respostas 
26035 Exibições
por Nie
0 Respostas 
2395 Exibições
por Maiara1000
0 Respostas 
1316 Exibições
por Ericjosee
0 Respostas 
530 Exibições
por Laraf65
0 Respostas 
119 Exibições
por c4nteiros
0 Respostas 
90 Exibições
por thauanyy0
0 Respostas 
14128 Exibições
por mari101
0 Respostas 
252 Exibições
por Caylaine
5 Respostas 
125 Exibições
por Anaclrax

Segundo Augusto Cury,psiquiatra e escritor brasile[…]

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM