Segundo dados do IBGE 44% dos pretos e pardos vivem em cidades sem cinemas, contra 34% da população branca, 37% em cidades sem museus contra 25% dos brancos. Esse fato evidencia que existe desigualdade social e no acesso a cultura. Segundo Barão de Itaré “Os homens nascem iguais, mas no dia seguinte já são diferentes.” Sob esse viés, o Brasil é análogo a esse conceito, visto que, no que tange ao combate da desigualdade social através das artes, ele é ausente. Isso posto, tal postura negligente contribui para que o combate a desigualdade social através da arte seja mais difícil.
Outrossim, é necessário o aumento de recursos financeiros destinados a artistas de baixa renda no Brasil. Segundo o órgão valor econômico o valor destinado a cultura é de R$ 10 bilhões, valor histórico para a pasta. Porém, muitos artistas não tem acesso a esse investimento. Nessa ótica, Segundo Paul Klee “A arte não reproduz o que vemos. Ela faz-nos ver.” Mediante dela pode-se perceber a desigualdade social e a falta de recursos destinados a ela. Assim, ao invés de se discutir sobre , essa pauta é silenciada, adiando cada vez mais a elaboração de ações que façam este problema ser resolvido.
Portanto, é inegável que, a respeito da desigualdade social, o Brasil possui entraves que precisam ser resolvidas. Logo o Ministério da cultura e o Ministério da Cidadania, devem realizar uma ação conjunta. Essas entidades devem elaborar leis que tornem obrigatórias as ações de garantia do acesso a arte da população, por meio de divulgações das suas obras, para que eles tenham como expor a arte, e com o desenvolvimento de programas de auxílio financeiro direcionados aos artistas de baixa renda, a fim de promover sua inclusão social e mitigar as desigualdades socioeconômicas. Dessa forma será possível usar a arte como uma forma de combate a desigualdade social.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada