Em princípio, a arte é um direito de todos e também um meio de inclusão social. Com ela, é possível desenvolver a criatividade, a percepção do mundo, o senso crítico e etc. Com a desigualdade social, existem pessoas que não conseguem ter esse desenvolvimento. Além disso, há a desvalorização da arte, que resulta na exclusão de minorias. Ao excluir as expressões artísticas desses grupos, ocorre a contribuição para a marginalização deles. Infelizmente, com a falta de apoio, não há valorização.
Nesse contexto, a música ''Brasil'', feita por Cazuza, faz uma crítica à desigualdade social que marcava o Brasil na época. Porém, ainda pode ser usada para descrever a situação de hoje. Como se nota, esse é um exemplo de como a arte pode ser um instrumento de crítica social e de conscientização. Além da música, outros meios de conscientização a serem utilizados são o cinema, a pintura, a literatura, o teatro, entre muitos outros.
Em última análise, é de suma importância a participação da Sociedade e da Mídia na produção e no consumo da arte para a valorização da diversidade e inclusão social, utilizando ela como meio de combate a desigualdade. Além disso, é preciso que o Estado invista em políticas públicas para o acesso à arte, priorizando os grupos desamparados. Ademais, é necessário que as Escolas conscientizem os estudantes sobre esse problema social, de forma que valorizem a arte e estimulem a criatividade e o senso crítico.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.