Avatar do usuário
Por thauanyy0
Quantidade de postagens
#123669
''A insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma ação.'' A afirmação, atibuída ao dramaturgo irlandês Oscar Wilde, pode prontamente ser aplicada a arte e desigualdade social, pois é justamente a falta de incômodo social diante desse obstáculo que a consolida como um regresso para a nação brasileira. A arte é uma forma de expressão humana que pode revelar as diferentes realidades sociais. No entanto, nem todos têm acesso à arte e à cultura devido às desigualdades sociais.

Em princípio, a arte é um direito de todos e também um meio de inclusão social. Com ela, é possível desenvolver a criatividade, a percepção do mundo, o senso crítico e etc. Com a desigualdade social, existem pessoas que não conseguem ter esse desenvolvimento. Além disso, há a desvalorização da arte, que resulta na exclusão de minorias. Ao excluir as expressões artísticas desses grupos, ocorre a contribuição para a marginalização deles. Infelizmente, com a falta de apoio, não há valorização.

Nesse contexto, a música ''Brasil'', feita por Cazuza, faz uma crítica à desigualdade social que marcava o Brasil na época. Porém, ainda pode ser usada para descrever a situação de hoje. Como se nota, esse é um exemplo de como a arte pode ser um instrumento de crítica social e de conscientização. Além da música, outros meios de conscientização a serem utilizados são o cinema, a pintura, a literatura, o teatro, entre muitos outros.

Em última análise, é de suma importância a participação da Sociedade e da Mídia na produção e no consumo da arte para a valorização da diversidade e inclusão social, utilizando ela como meio de combate a desigualdade. Além disso, é preciso que o Estado invista em políticas públicas para o acesso à arte, priorizando os grupos desamparados. Ademais, é necessário que as Escolas conscientizem os estudantes sobre esse problema social, de forma que valorizem a arte e estimulem a criatividade e o senso crítico.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
3563 Exibições
por Nie
0 Respostas 
26035 Exibições
por Nie
0 Respostas 
2395 Exibições
por Maiara1000
0 Respostas 
1316 Exibições
por Ericjosee
0 Respostas 
865 Exibições
por kellybmsj
0 Respostas 
530 Exibições
por Laraf65
0 Respostas 
119 Exibições
por c4nteiros
0 Respostas 
14128 Exibições
por mari101
0 Respostas 
252 Exibições
por Caylaine
5 Respostas 
127 Exibições
por Anaclrax

No filme "Distrito 9", é […]

besourokafka , Lyh0610 DaviHudson lais458[…]

Na efervescência cotidiana de nossa vida, n&[…]

A sociedade brasileira é muito estigmatizad[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM