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Por robertacasch
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''Os fatos não deixam de existir só porque são ignorados. A declaração realizada pelo escritor e filósofo inglês Aldous Huxley, ao ser analisada sob a atual conjuntura do país, nos permite refletir sobre como a formação educacional de surdos no Brasil está sendo negligenciada no tecido social brasileiro, pois está afetando a vida de muitas pessoas. Nesse sentido, fatores como a descriminação em consonância com a queda no número de matrículas de surdos não podem ser desprezados, visto que esses são os principais elementos relacionados com a problemática.
A constituição promulgada em 1988, apelida "constituição cidadã", ampliou os limites tradicionais da democracia brasileira ao estender o direito à educação para toda a população. Todavia, é importante salientar que tal prerrogativanão está totalmente garantida, tendo em vista que a discriminação nas escolas tanto pelos alunos, quanto pelos professores, além de que, poucos fazem questão do aprendizado da língua de sinais. Portanto, é inadmissível que, em um país onde se paga uma das maiores taxas de tributos do mundo, o estado não garanta políticas públicas capazes de corrigir ou reduzir essa situação.
Somando a isso vale ressaltar que a queda no número de matrículas de surdos é outro elemento que intensifica os desafios para a formação de surdos no Brasil. De acordo com o Art 27, a educação constitui direito da pessoa com deficiência. Isso nos mostra que a população brasileira está diante de uma situação extremamente delicada e é por essa razão que ações precisam ser tomadas para que todos possam viver em harmonia e com todos os seus direitos garantidos.
Desse modo, é importante que o governo tome providências para alterar o quadro atual. Para que pessoas surdas tenham seu direito à educação garantido, urge que o órgão educacional, por meio de efetivação da lei, crie uma obrigatoriedade de matrícula e professores capacitados em todas as instituições de ensino para que a constituição cidadã entre em vigor e ofereça o direito à educação. Assim será possível em médio prazo melhorar a realidade da sociedade brasileira que está vivendo com a temática em questão.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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