Diante desse cenário, a falta de investimento em capacitação e contratação de profissionais especializados nas línguas de sinais dá ensejo à exclusão de jovens surdos nas escolas brasileiras. Nesse sentido, se faz necessário um número maior de profissionais no ensino público, já que os alunos matriculados em escolas comuns têm sido cerca de 3 vezes maior do que em escolas especiais, segundo o Instituto Nacional de Educação Pública (INEP). Logo é essencial a atuação governamental e social, com o intuito de que tais obstáculos sejam superados.
Ademais, a iniciativa estatal tem se mostrado insuficiente para resolver a exclusão que os deficientes auditivos sofrem. Portanto, a efetividade da lei n°13.146 Estatuto da Pessoa com Deficiência, que promete o ensino da língua de sinais brasileira, é falha. Logo, os jovens surdos são afetados pela negligência do governo, pois a sociedade contemporânea carece de profissionais capacitados e de políticas públicas que, em prática promovam acesso à educação inclusiva e de qualidade.
É urgente, portanto, que os desafios na formação de surdos no Brasil sejam combatidos e reduzidos. Para isso, o Ministério da Educação e a Secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - responsáveis pela missão de promover acessibilidade aos órgãos públicos - viabilizem verbas, por meio de recursos públicos, a fim de capacitar profissionais que atuarão nas escolas comuns, adicionando a língua de sinais a grade curricular. Dessa forma, incluirá os jovens surdos com os demais alunos no espaço educacional, no mercado de trabalho e na sociedade totalmente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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