Avatar do usuário
Por Y0z77i
Quantidade de postagens
#117276
Na construção da história da nação brasileira, a escravidão e o preconceito, dentre outros, caracterizaram-se como acontecimentos os quais afetam até a gerações atuais. Com isso, entende-se que as inúmeras problemáticas socioestruturais existentes não são única e exclusivamente de responsabilidade governamental, estendendo-se também aos civis. Dessa forma, o exercício da cidadania e a participação social tornam-se relevantes para sanar revezes os quais impendem o país de avançar.
A princípio, é preciso analisar que cidadania não se compõe somente de direitos e benefícios diversos, caracterizando-se igualmente pelos deveres. Vale ressaltar que tal termo possui origem na Grécia Antiga, berço da democracia, na qual os indivíduos considerados cidadãos deliberavam acerca de questões referentes ao local. No entanto, com a instituição de sociedades mais complexas, tornou-se essencial a eleição de representantes, fator o qual, principalmente na contemporaneidade, tem contribuído para o afastamento das pessoas em relação a questões públicas. Sob essa lógica, ser cidadão significa estar imbuído de responsabilidade para com a comunidade a qual pertence.
Ademais, convém compreender que a participação comunitária pode ser promovida por diversos meios dentro das esferas do poder legislativo, judiciário e executivo. As denominadas Organizações da Sociedade Civil (OSC), por exemplo, atuam sem almejar lucros, com o fito de atender a interesses públicos através de ações voltadas à educação saúde, saúde e outros mais. Nesse sentido, cabe aos indivíduos o apoio a tais empreendimentos, seja se associando ou cooperando na difusão do conhecimento sobre elas. É caracterizado, assim, uma postura mais ativa do indivíduo na sociedade.
Depreende-se, portanto, que a ampla existência de agruras no país deve ser entendida como um ônus geral. A fim de solucionar escassa atenção das massas a esse respeito, considera-se que as organizações sem fins lucrativos (ONGs), utilizando a mídia como canal, fomentem a importância da intervenção civil na administração pública. Somente assim ter-se-á uma nação que zele por seus cidadãos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
152 Exibições
por dudasouzasr
0 Respostas 
112 Exibições
por thzn
0 Respostas 
96 Exibições
por emyembia
3 Respostas 
173 Exibições
por lais458
0 Respostas 
147 Exibições
por ialaa
1 Respostas 
112 Exibições
por Poliana99
0 Respostas 
366 Exibições
por gabrielasntn
1 Respostas 
54 Exibições
por qopcb
0 Respostas 
1483 Exibições
por Gleyson1238
0 Respostas 
122 Exibições
por robertabella
desigualdade de gênero

Segundo a Constituição Federal, prom[…]

Segundo Augusto Cury,psiquiatra e escritor brasile[…]

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM